Os investimentos são maneiras de aplicar o dinheiro prevendo um benefício futuro. Quando você compra um imóvel para alugar, por exemplo, gera renda passiva. Assim, as possibilidades de aumentar, e muito, o valor inicial investido são grandes. Contudo, no mundo das aplicações, é importante saber qual é o seu perfil de investidor.

Você já tinha ouvido falar nisso? Essa classificação é feita conforme o risco que a pessoa está disposta a assumir ao investir seu dinheiro. Por essa razão, é extremamente importante ficar por dentro dela.

Neste post, trazemos as características de cada tipo para você entender mais sobre o assunto. Confira!

Por que é necessário saber o perfil de investidor?

Qualquer pessoa que queira investir para aumentar o seu patrimônio precisa saber o seu perfil de investidor. Isso porque a classificação é uma obrigação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) – órgão responsável pela regulamentação de investimentos, aplicações e instituições, como a bolsa de valores.

Assim, é impossível investir sem ter um perfil de investidor. As corretoras não podem oferecer produtos a quem não tem essa classificação. A razão disso é simples: permitir à pessoa investir seu dinheiro em aplicações que tenham mais a ver com suas necessidades e sua personalidade.

Por exemplo, uma corretora não pode oferecer investimentos em fundos de ações (voltados para o perfil agressivo) a quem é conservador. Imagine o prejuízo do investidor que não gosta ou não tem possibilidade de arriscar alto nesse investimento? Não é o correto.

Quais são os perfis de investidor?

Existem três perfis de investidor: conservador, moderado e agressivo. Para saber em qual deles você se encaixa, observe a seguir as características de cada um.

Conservador

O conservador, como o próprio nome já diz, é aquele que visa a uma maior segurança. Por isso prefere não arriscar demais e investe o seu dinheiro em produtos de baixo risco. Consequentemente, o potencial de retorno é menor.

Ou seja, esse tipo de investidor prefere receber menos, mas ter certeza de que suas chances de perder dinheiro são pequenas. Além disso, ele valoriza o ganho em a longo prazo, portanto não se importa com a liquidez (resgate da aplicação). Veja alguns investimentos para esse perfil:

  • Títulos públicos.
  • CDB.
  • Imóveis.
  • Fundos de investimento em renda fixa.

Moderado

O moderado não está nem lá, nem cá. É equilibrado e assume risco médio em seus investimentos. Nesse caso, ele se dispõe a ter mais riscos que o conservador, justamente para ter maior rentabilidade. Mas, apesar disso, não abre mão de sua segurança.

Por essa razão, investe em renda fixa e aplicações de baixo risco, sim. Porém, separa uma parte do dinheiro para aplicar em opções de renda variável. Isso permite um potencial de retorno maior, sem arriscar muito de seu patrimônio. 

Geralmente, esse perfil é de pessoas que já têm conhecimento do mercado financeiro, por issotanto conseguem gerenciar uma carteira variada. Conheça alguns investimentos para esse tipo de investidor:

Agressivo

O perfil de investidor agressivo não tem medo de perder, se o potencial de retorno do investimento for alto. Para isso, ele tem bastante conhecimento de mercado, sabendo operar diferentes tipos de investimento. 

A sua carteira é composta em boa parte de renda variável. Vale dizer que, para se encaixar nesse perfil, é importante ter inteligência emocional. Isso porque há chances de perdas momentâneas, mas que podem dar resultado em longo prazo. Haja coração! Algumas opções para esse tipo de investidor são:

  • fundos de investimentos no exterior;
  • carteiras de ações;
  • fundos de ações.

Vale dizer que imóveis são investimentos mais seguros, com baixo risco. Por essa razão, até o perfil agressivo costuma aplicar dinheiro no mercado imobiliário. Afinal de contas, mesmo assumindo altos riscos, é importante ter segurança do seu patrimônio.

Conhecer o perfil de investidor é necessário para que a pessoa comece a aplicar o seu dinheiro em investimentos. Ainda não sabe qual é o seu tipo de investidor? A própria corretora faz o teste e dá o resultado. Lembrando que investir em imóveis é sempre uma boa ideia, independentemente se de o indivíduo éser conservador, moderado ou agressivo. Quer começar a investir em imóveis em Maceió? Aproveite que está por aqui e converse com um de nossos corretores!

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário