As imagens são essenciais na venda de qualquer produto ou bem. É por meio delas que os clientes se encantam e que desperta a vontade de comprar. Por essa razão, as suas fotos de imóvel devem ser impecáveis na hora da venda ou da locação.

Sabemos que nem sempre é possível contratar um profissional para fazer um ensaio fotográfico. Entretanto, dá para fazer bons cliques caseiros. Neste post, contamos 6 dicas para você tirar as melhores fotos de imóvel. Leia o texto e confira!

1. Use os equipamentos certos

Por mais que você não tenha câmera profissional, é importante poder contar, pelo menos, com um celular que tira boas fotos. A qualidade da imagem está atrelada a esse fator.

O que muita gente não sabe é que a lente suja também interfere bastante. Muitas vezes, a foto fica desfocada justamente por conta disso. Assim, não se esqueça de limpar a lente antes de começar os cliques.

Um tripé também pode ajudar muito. Esse equipamento estabiliza a câmera e reduz o risco de fazer imagens tremidas. Caso você não tenha, pode improvisar com uma cadeira ou com um banco. 

E não se esqueça de desligar o flash! O uso desse recurso não valoriza as fotos de imóvel.

2. Aposte em uma boa iluminação 

A iluminação faz toda a diferença no resultado dos cliques. A luz natural sempre é a melhor opção. Dessa maneira, aproveite para tirar fotos de dia e abra todas as janelas e portas antes de começar a fotografar. 

É interessante, inclusive, acender algumas lâmpadas. Em ambientes muito amplos, utilize abajures e luminárias nos cantos ou num local que você deseja iluminar especificamente. Uma ring light também pode ajudar.

3. Busque os melhores ângulos

Não tenha pressa quando fotografar o imóvel. Fotografias fora de contexto podem desvalorizar o bem e fazer com que o cliente nem queira conhecê-lo. Se possível, -testevá em  experimente diferentes horários para verificar a melhor iluminação e os ângulos certos de cada cômodo.

Dê atenção especial aos detalhes que valorizam a casa, como sancas, luminárias, decoração, acabamento etc.. Uma boa dica é fazer alguns vídeos e tirar prints das imagens com melhor ângulo. Não economize nos cliques. Assim, quando for escolher os mais bonitos, terá muitas opções.

4. Tenha atenção nas fotos de imóvel externas

As fotos externas podem ser um desafio, pois o sol forte e as sombras atrapalham a captação dos detalhes. Dessa forma, tente fazer os cliques pela manhã ou no final da tarde, e evite o horário entre 10h e 16h. Posicione-se de maneira que o sol fique atrás de você ou ao seu lado.

Além disso, sempre faça cliques do diferencial da casa. Jardins, churrasqueira, área de lazer, espaço de convivência e outros ambientes atraem clientes em busca de um lugar que promova o bem-estar.

5. Valorize seu imóvel

Um dos fatores que valorizam um imóvel é o acabamento. Piso, iluminação, móveis, louças, metais etc. são primordiais para que o bem receba o título de alto padrão. Assim, se o seu imóvel tem um acabamento sofisticado, deixe bem claro, mostrando esses detalhes nas imagens.

6. Arrume o ambiente 

A casa pode ser incrível, mas a bagunça é o que chama mais a atenção na imagem. Mesmo que o imóvel esteja vazio, faça questão de tê-lo limpo e organizado para fazer os cliques.

Afinal de contas, não custa nada remover a poeira dos móveis, varrer e passar um pano no chão. Se o bem está com moradores, essa questão é ainda mais importante. É preciso organizar objetos e móveis e manter o ambiente limpo.

Mais do que isso, é interessante produzir os cômodos para que o cliente tenha noção de como a decoração pode ficar. Coloque uma toalha na mesa de jantar, o centro de mesa, flores na sala – isto é, todos os itens que deixam os cômodos mais charmosos.

Agora você já sabe como tirar fotos de imóvel para vender ou alugar, não é mesmo? Dessa forma, ficará bem mais fácil fazer os cliques do seu bem. Uma dica extra é utilizar aplicativos para edição de imagens para ajustar detalhes como corte, brilho e intensidade de cores. Está pensando em vender ou alugar seu imóvel em Maceió? Nós podemos te ajudar e as fotos ficam por nossa conta! Converse com um de nossos corretores para saber mais!

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário