Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/customer/www/blog.marcioraposo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5831
Como o proprietário pode ter mais tranquilidade ao alugar seu imóvel? - Blog Márcio Rapôso Imóveis

Quando o mercado imobiliário está aquecido, certos cuidados são necessários para garantir  que o proprietário tenha tranquilidade ao alugar seu imóvel. É importante conhecer maneiras de tornar a transação mais segura e aproveitar esse bom momento do setor!

Não é difícil elaborar o contrato de aluguel de um imóvel. Mas é preciso que haja uma boa negociação para que se acertem as obrigações e os direitos – tanto do locatário quanto do locador. 

Saiba como o proprietário pode ter muito mais tranquilidade ao alugar seu imóvel e veja que cuidados devem ser tomados durante a negociação.

Como ter mais tranquilidade ao alugar seu imóvel? 

Analise o perfil do locatário

O primeiro passo para gerar mais tranquilidade ao alugar seu imóvel é analisar o perfil do locatário. Pesquise o nome do possível inquilino em órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou Serasa. Verifique possíveis dívidas, ou até mesmo processos judiciais com relação à inadimplência.

É aconselhável pedir certidões negativas que comprovem a inexistência de ações na Justiça ou de débitos. Tais certidões podem ser retiradas nos sites da Justiça Federal e da Secretaria da Fazenda.

Essa busca simples pode indicar se o locatário costuma cumprir com suas obrigações. Ademais, é uma forma de garantir mais segurança e tranquilidade ao alugar seu imóvel. 

Use o seguro-fiança como garantia

O seguro-fiança é uma garantia do pagamento. Opte por essa alternativa na hora de firmar o contrato. Você pode exigir do locatário a contratação deste seguro por meio de alguma empresa especializada.

Caso haja inadimplência, o proprietário do imóvel tem o direito de cobrar diretamente dessa seguradora para quitar a dívida. Assim, poderá assegurar o recebimento do aluguel.

Respeite os prazos mínimos de acordo com a Lei

No caso de locações residenciais, é necessário respeitar um prazo de, no mínimo, 30 meses para locações. Caso isso não aconteça, a lei da locação vai garantir que o inquilino fique no imóvel por até cinco anos.

Estude formas de garantia de locação

O mercado imobiliário oferece muitas formas de garantir uma locação para aumentar a tranquilidade ao alugar seu imóvel. Além do seguro-fiança, estão a poupança fiança, a caução, fiador, título de capitalização ou Cred Pago

Então é importante que você estude essas alternativas antes de fechar negócio. Vale ressaltar que, no mesmo contrato, apenas uma modalidade de garantia é utilizada; caso contrário, ele poderá ser anulado

Se tiver dúvidas, pode contar com os esclarecimentos de uma imobiliária que ofereça tais garantias, como a Márcio Rapôso Imóveis. Aqui, consideramos essencial aumentar a segurança do proprietário quanto ao aluguel do seu imóvel.

Observe os prazos de temporada

Alguns aluguéis são feitos por temporada. Nesses casos, é necessário respeitar os prazos para esse tipo de contrato. O período máximo para o inquilino ficar no imóvel é de 90 dias. Caso ele precise permanecer mais tempo, deve ser feito um novo contrato de locação.

Vale destacar que, no aluguel por temporada, é permitido que o proprietário cobre o valor completo do aluguel antecipadamente.

Não entregue as chaves antes de tudo estar formalizado

Essa é outra dica a fim de possibilitar mais tranquilidade ao alugar seu imóvel. A entrega das chaves só deve ser feita depois que todos os documentos foram apresentados. O contrato deve estar firmado, formalizando o processo. 

Como se trata de uma parte que exige bastante conhecimento, é aconselhável o auxílio de uma imobiliária experiente durante todo o processo. A Imobiliária Márcio Rapôso Imóveis toma todas as precauções para que os trâmites ocorram de maneira organizada e livre de erros. 

Esse cuidado é especialmente importante porque, quando você deixa que o locatário se mude para o imóvel antes de a papelada estar regularizada, corre certos riscos. Essa documentação pode acabar passando despercebida, e o inquilino não vai se preocupar em formalizá-la, anulando o valor do contrato.

Não tolere dívidas

Por fim, mas não menos importante, você não deve permitir que se acumulem dívidas do pagamento do aluguel. O inquilino pode aproveitar e repetir esses casos.

Em situação de inadimplência superior a um mês, é necessário que você aja com rapidez. Entre em contato para realizar uma cobrança, tentar uma negociação. Em última instância, solicite uma ação de despejo, formalizada judicialmente, para assegurar os seus direitos como locador.

Conte com o apoio de uma imobiliária de confiança 

Antes de alugar o seu imóvel, encontre uma imobiliária de confiança e avalie todas as informações e referências disponíveis sobre a empresa. A Márcio Rapôso Imóveis tem tradição, experiência e muita qualidade, e está à disposição para ajudá-lo a tomar as melhores decisões. 

Fale com um de nossos corretores! Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou venha nos visitar, será um prazer recebê-lo.

Você gostou deste texto? Comente abaixo e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Escrever Comentário