Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/customer/www/blog.marcioraposo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5831
Planejamento 2022: 7 maneiras de adquirir seu imóvel. - Blog Márcio Rapôso Imóveis

Quanto maior o valor do bem a ser adquirido, maior será o tempo investido para a respectiva aquisição. Você pretende comprar um imóvel? Então, é importante começar a fazer o seu planejamento 2022 para realizar esse sonho, que é o da maioria dos brasileiros.

Ter a casa própria representa segurança e é um passo importante na formação do patrimônio. Não ter que pagar aluguel e ainda possuir um bem que futuramente vai  valorizar, também pode ser considerado um investimento. Essa é uma forma de aplicar o dinheiro em algo que sempre será útil, mesmo em períodos de baixa liquidez.

Quer saber como fazer o planejamento 2022 para conquistar liberdade e independência com um imóvel próprio? Selecionamos as principais dicas e vantagens que envolvem essa escolha. Confira!

1. Reduza seus gastos no planejamento 2022

Colocar a sua renda em algo que será seu é um forte argumento para adquirir um imóvel. Basta pensar que o dinheiro pago em um contrato de locação somente está a seu favor enquanto você estiver no imóvel. Com o apartamento próprio, o cenário é outro.

Portanto, o seu planejamento 2022 deve começar justamente com a definição do seu orçamento. Liste todos os seus gastos e separe-os por categoria. Assim, fica mais fácil identificar por onde você pode começar a reduzi-los.

Uma regra precisa ficar bem clara: da sua remuneração mensal, uma parte tem que suprir as suas despesas, e uma porcentagem deve sobrar para as economias. 

2. Quem poupa tem 

Como diz o ditado, o segredo é poupar! Com seu orçamento já organizado, o segundo passo do planejamento 2022 é estipular um valor mensal para economizar. Considere uma parcela fixa para sua poupança até que se torne um hábito guardar dinheiro para alcançar um bem maior. 

Uma das vantagens do planejamento financeiro é visualizar suas receitas e despesas e, assim, definir o que é prioridade. A primeira dica para poupar é cortar gastos supérfluos, para que depois continue diminuindo despesas e enxugando ao máximo os seus gastos. 

3. Elimine as suas dívidas 

O processo de comprar um imóvel envolve diversas etapas, desde colocar toda a papelada em dia até fazer a mudança. Todo esse processo gera gastos que podem comprometer o seu orçamento. Por esse motivo, é importante que, antes de tomar essa decisão, você elimine suas dívidas. 

Para garantir que os seus próximos passos na compra de um imóvel sejam seguros, é imprescindível quitar suas dívidas. Renegocie os valores, peça descontos até que consiga ficar com um orçamento limpo e equilibrado.

4. Uma renda extra é bem-vinda

E se você reduzir seus custos e ainda conseguir aumentar as suas receitas? Automaticamente poderá poupar mais dinheiro para realizar o quanto antes o sonho da casa própria.

De que forma poderia gerar uma renda extra para o seu planejamento financeiro? Encontre alguma área com que você se identifique e desenvolva alguma atividade lucrativa. Por menor que seja o faturamento, qualquer nova receita será bem-vinda. 

5. Encontre o imóvel ideal

Primeiro, você compreendeu a sua realidade orçamentária. Depois, conheceu as linhas de crédito imobiliário disponíveis e até a possibilidade de fazer uso do seu FGTS. Agora, está em boas condições para procurar o imóvel que deseja. Para isso, observe alguns fatores que podem influenciar em sua decisão:

  • Comprar novo, usado ou na planta: um apartamento na planta pode oferecer vantagens nas condições de pagamento, mas é preciso esperar a conclusão da obra. O apartamento novo significa se mudar imediatamente, porém investir num bem com um valor de mercado mais alto. O usado, apesar do custo menor e da mudança imediata, exige a verificação da conservação do imóvel. É necessário pensar na despesa com possíveis reformas, além de ter muita atenção à situação jurídica.
  • Área construída: dependendo do seu projeto de vida, muito cuidado com a área da construção. Da mesma forma, o número de cômodos disponíveis vai garantir o conforto dos moradores. Imóveis com apenas um quarto podem ser pequenos demais, e os de três, muito grandes. Para a primeira compra, a sugestão é um apartamento de dois quartos.
  • Localização: esse é um fator que influencia diretamente em sua rotina. Observe se a residência está perto de farmácias, supermercados e escolas. Verifique as condições do trânsito, a facilidade de acesso ao transporte público, a distância do seu local de trabalho ou de estudo. Ademais, investigue se a vizinhança é segura.

6. Considere a infraestrutura de um condomínio

A compra do imóvel é um investimento do dinheiro que você reservou. Portanto, tudo que agregar valor ao patrimônio é bem-vindo. Condomínios de construtoras atentas às exigências do mercado oferecem muita comodidade aos moradores:

  • Espaço gourmet
  • Área de lazer completa
  • Salão de festas
  • Academia
  • Portaria 24 horas
  • Monitoramento com circuito interno de TV (e muito mais!). 

7. Pesquise sobre o mercado imobiliário

Com a internet, não há desculpas para a falta de informação. Por isso, aproveite o planejamento 2022 para entender melhor o mercado imobiliário. Esse conhecimento será útil e abrirá a sua mente para várias oportunidades oferecidas pelo setor. Estar bem instruído e ciente de todas as suas opções é a melhor forma de fechar um bom negócio.

Neste post, você conferiu dicas práticas para elaborar o planejamento 2022 e comprar o seu apartamento. Então, dê início à busca para a concretização do seu grande sonho.

Não se esqueça de contar com o suporte de uma imobiliária experiente, para ajudá-lo a atingir essa meta. Se você quer ter acesso às melhores opções para comprar agora mesmo, conte com a Márcio Rapôso Imóveis. Fale com um de nossos corretores!Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Alagoas!

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário