Seja para alugar, seja para comprar, escolher um imóvel não é uma decisão fácil. Afinal de contas, existem diversos fatores que devem ser considerados antes de sair à procura e se apaixonar perdidamente pelo seu novo lar.

Ignorar essas questões que trazemos com exclusividade para você, podem fazer com que você tenha dor de cabeça futuramente. Imagine estar totalmente instalado no lugar, para então perceber que ele não atende às suas necessidades e as de sua família? Ou ainda, descobrir que ele esconde problemas difíceis de solucionar?

Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 6 dicas para escolher o melhor imóvel para você. Continue a leitura e saiba mais!

1. Analise as necessidades da sua família hoje e futuramente

De nada adianta escolher um imóvel que não atende as necessidades de seus moradores. Uma casa grande para duas pessoas pode ser desnecessária, assim como um apartamento pequeno para muita gente é desconfortável.

Além do presente, é importante que você pense no futuro. Sua intenção é ter filhos, e você pretende comprar um imóvel? Considere uma opção que já acomode os futuros moradores, que ofereça opções de lazer para eles e seja perto de escolas, já é um bom começo.

Tem o costume de pedir comida ou de fazer a maioria das refeições na rua? Uma cozinha grande pode não ser uma opção de aproveitamento de espaço. Entretanto, se gosta de receber amigos para comer, uma boa área gourmet é uma excelente pedida.

Esses foram alguns exemplos do que considerar, mas existem diversos pontos a checar. Por isso, faça uma lista deles e, a partir daí, estabeleça o que você procura ao escolher imóvel.

2. Não perca tempo

Sabemos que visitar imóveis pode ser muito empolgante no início. Conhecer casas e apartamentos diferentes, com diversos estilos de decoração, é uma atividade que agrada a muitos.

Entretanto, é importante não perder tempo visitando lugares que não atendem às suas especificações. Chegará um momento em que as visitas serão desgastantes, e você poderá fazer consequentemente uma má escolha  do imóvel por conta do cansaço. Assim, economize suas energias e vá direto ao que interessa, ao que se aproxima do que considera essencial.

3. Considere a metragem ao escolher imóvel

Muitas vezes, as pessoas consideram somente a quantidade de cômodos. Acabam não se importando com a metragem e podem descartar um imóvel promissor por isso.

Mesmo sem o número de quartos necessário, uma casa grande e com vários benefícios pode ser reformada. Desse modo, se adequará ao que sua família precisa. Portanto, não deixe de conferir essa questão.

4. Busque os defeitos

Quando o encantamento acontece e o amor é à primeira vista, fica difícil encontrar os defeitos do imóvel. É assim que acontece com as paixões avassaladoras, não é? No entanto, com o passar do tempo os problemas surgem e conseguimos enxergar que não era amor, e sim uma verdadeira cilada.

Para evitar aborrecimentos, busque as imperfeições do imóvel. Algumas têm um custo bem alto para reparação ou até mesmo são irreparáveis. Uma infiltração por capilaridade, por exemplo, faz com que as paredes soltem a pintura. O conserto é caríssimo, já que precisa de mão de obra especializada e avaliação de um engenheiro.

Um lugar muito agitado à noite pode não ser uma boa opção para quem tem filhos pequenos ou quer sossego. Assim, além de procurar problemas no local, converse com a vizinhança para saber como é o bairro e o condomínio, em caso de apartamentos.

5. Certifique-se da valorização do local

Sua ideia pode até ser morar no imóvel e não se mudar nunca mais, nem vendê-lo. Mas nunca sabemos o dia de amanhã. Hoje, a sua necessidade é uma; daqui a alguns anos, pode ser outra.

Portanto, o ideal é se certificar da valorização do local para não ter surpresas no futuro. Nada pior do que pagar caro no presente  e depois descobrir que ele vale muito menos do que valia na época da aquisição.

6. Conte com bons corretores e imobiliária confiável

Você até consegue escolher imóvel por conta própria. Mas, saiba que isso pode fazer com que perca mais tempo e oportunidades, além de não se resguardar de modo geral. Uma imobiliária de confiança faz questão de realizar todos os trâmites legais. Dessa maneira, as compras e as locações serão feitas adequadamente e não te trarão transtornos futuros.

Além disso, os corretores podem ajudar a selecionar os melhores imóveis, que atendam suas exigências e as de sua família. Por essa razão, não deixe de contar com uma imobiliária renomada ao escolher seu imóvel.

Se você quer ter acesso às melhores opções para alugar ou comprar agora mesmo conte com a Márcio Rapôso Imóveis. Aproveite e entre em contato com um de nossos corretores!

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário