Devido à pandemia do Covid-19 e, consequentemente, à crise econômica instaurada em todo o mundo, muitas pessoas têm interesse em saber como está a venda de imóveis.

Ao final de 2019, as expectativas para este ano eram bastante positivas, os investidores acreditavam, firmemente, em um novo ciclo de lançamentos e negociações, tanto para aluguéis quanto para vendas.

A queda na taxa básica de juros (Selic), junto à retomada do crédito imobiliário, aumentaram a esperança em relação às negociações de imóveis.

Contudo, com a pandemia atingindo a economia mundial e, logicamente, afetando todos os setores econômicos, o cenário do mercado imobiliário também sofreu instabilidade.

Continue a leitura deste post, descubra os resultados de vendas obtidos pelos investidores até o momento e o que fazer se deseja investir no mercado imobiliário.

Como Está a Venda de Imóveis

Com tantas incertezas, não somente quem atuava na área como também aqueles que pretendiam se tornar investidores desanimaram.

Em abril deste ano, em entrevista à revista Exame, o presidente do Sindicato de Habitação de São Paulo, Basílio Jafet, mostrou-se sobremodo pessimista quanto aos possíveis resultados de venda.

Segundo ele, até o momento da entrevista, os impactos da pandemia ainda não podiam ser mensurados. Porém, afirmou que havia ciência de que os resultados no setor seriam inferiores aos do ano passado, 2019.

Uma das razões, segundo ele, seria o isolamento social, que impedia os possíveis compradores de visitarem os imóveis, pois, afinal, quem se arrisca a comprar um imóvel sem antes visitá-lo?! 

Todavia, apesar das incertezas, ao final de junho, o Correio Braziliense publicou uma pesquisa realizada pela BRAIN Inteligência Estratégica apontando que de março, mês inicial da pandemia, a junho houve considerável crescimento na venda de imóveis.

De acordo com a pesquisa, as regiões Sul e Centro-Oeste do país apresentaram maior percentual de vendas. Para você ter ideia, a região Sul, por exemplo, saltou de 8% em março para 23% em junho. 

Entre as razões para tais resultados estão as estratégias adaptativas utilizadas pelo mercado imobiliário para manter-se em pé e, sobretudo, atrair compradores.Se você está interessado em investir no mercado de imóveis e deseja saber quais são as estratégias que estão sendo usadas, continue comigo a leitura.

Novas estratégias para vendas

De acordo com especialistas, as possíveis razões para os resultados encontrados podem ser as baixas taxas da Selic, que registram as menores da história, e, para sua surpresa, o isolamento social.

Ou seja, os especialistas perceberam que, ao ficarem mais tempo em casa, as pessoas passaram a perceber que precisavam de mais espaço e conforto.

Contudo, o principal fator para o resultado foi a acelerada transformação digital que o setor imobiliário enfrentou para adaptar-se ao momento.

Muitas empresas aprimoraram ferramentas já existentes e adotaram novas tecnologias a fim de contornar os percalços causados pela crise.

As estratégias utilizadas tiveram como finalidade oferecer aos clientes as mesmas experiências que teriam sem o isolamento social, mas online.

Dessa maneira, visitas, negociações, assinaturas e tudo que envolve o processo de aluguel ou venda de imóveis passaram a ser digitais.

Os meios tecnológicos contribuíram de modo eficiente para que, nos limites impostos pelo coronavírus, as atividades do setor imobiliário não caíssem.

Os investidores que se adaptaram à nova realidade e buscaram o aperfeiçoamento digital, atingiram êxito, apesar da atual situação econômica.

Logo, se você deseja, realmente, dedicar-se ao setor imobiliário, primeiramente, precisa compreender que a realidade, agora, é outra: é digital.

No próximo tópico, darei algumas dicas para você investir no aluguel ou venda de imóveis. Confira e seja um grande investidor.

Como Investir em Imóveis

Você está pensando em investir no setor imobiliário e deseja saber como atuar na área e quais os primeiros passos que deve dar? Então, você está no lugar certo.

Para começarmos, você precisa entender que deverá atualizar-se caso queira se manter no mercado. Ou seja, deverá munir-se de estratégias digitais que correspondem à nova realidade do mercado, como tratamos no tópico anterior.

Certo de como utilizar os recursos tecnológicos, você precisará ter em mente qual seu perfil de investidor, ou melhor, quais características melhor definem você quando o assunto são negócios.

 Além disso, nenhum negócio avança sem objetivos claros. Por essa razão, você deverá definir quais serão seus objetivos financeiros a curto, médio e longo prazo.

Acredito que sua intenção seja, realmente, lucrar com imóveis. Não é mesmo?! Então, agora, você precisa refletir como deseja atuar na área.

Você quer vender imóveis ou alugá-los? Ou, ainda, você quer vender terrenos?

Confira algumas das possibilidades de negócio que você encontra ao investir nos setor imobiliário: 

Venda de imóvel

Você pode optar por comprar imóveis na planta ou, ainda, usados, mas com potencial de valorização e vendê-los por um preço superior.

Venda de terrenos

Também é possível investir em terrenos localizados em regiões que tenham potencial de expansão e vendê-los a empresas. Muitos investidores que moram em capitais têm lucrado com esta possibilidade.

Aluguel a longo prazo

Você pode, ainda, comprar um imóvel e alugá-lo. Muitos investidores pagam as parcelas do financiamento do imóvel com o valor que recebem dos inquilinos. Ou seja, investem em um imóvel próprio sem tocar no orçamento mensal.  

Aluguel de temporada

Você pode investir em um imóvel beira-mar ou próximo à praia e alugá-lo aos turistas. Esta é uma modalidade de aluguel bastante explorada, principalmente, em regiões litorâneas.

Imóveis para locação

Nesta modalidade, você pode trabalhar com diferentes segmentos. Pode alugar seu imóvel como flat, loja, salão comercial, galpão etc. Você apenas tem que escolher o imóvel ideal para a finalidade que deseja. 

Diga-me, o que você achou dessas dicas? Vou retomá-las para você melhor observar cada uma das etapas que deve seguir:

  • conheça as ferramentas digitais utilizadas no mercado;
  • descubra qual seu perfil de investidor;
  • defina seus objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • escolha o tipo de investimento que deseja.

Agora, você se sente preparado para dar os primeiros passos?

Se sua resposta é ‘sim’ e você deseja começar hoje mesmo a pesquisar os imóveis ou terrenos para seu negócio, entre em nosso site e confira as oportunidades incríveis que preparamos.

Ainda, não deixe de comentar, abaixo, o que achou das dicas e compartilhá-las com seus amigos e familiares nas redes sociais. 

Para mais informações, fale com um de nossos atendentes pelo WhatsApp ou conheça nosso escritório em Ponta Verde.

WhatsApp: (82) 2121-1234, 9 9954-9553 ou 9 9805-0052

Endereço: Av. Silvio Carlos Viana, 2486.

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário