Ter uma segunda fonte de renda faz toda a diferença no final do mês. Para quem tem um imóvel desocupado, entrar para o mercado de aluguel é uma opção rentável. Contudo, exige disposição anunciar e depois gerir o contrato com o seu inquilino. Tem dúvidas sobre como dar o primeiro passo? Então confira nossas dicas para vender ou alugar seu imóvel em 2022, de maneira ágil e alcançando o cliente certo!
A primeira questão é decidir se vai cuidar da administração do imóvel sozinho ou com o auxílio de uma imobiliária. É importante que, ao responsabilizar-se pelas questões administrativas, você busque conhecer seus direitos como locador. Ampare-se na lei para não dar margem a irregularidades e a dores de cabeça.
Caso opte pela segunda opção, procure empresas de confiança e com histórico seguro. Dê preferência às que conhecem bem a região, como é o caso da Márcio Rapôso Imóveis.
Seja qual for sua decisão, aqui vão 7 dicas simples para facilitar a venda ou a locação do seu imóvel.
7 dicas para quem quer vender ou alugar seu imóvel em 2022
- Conheça seu público-alvo e invista em melhorias
Para vender ou alugar seu imóvel em 2022, é importante conhecer seu público ideal. Desse modo, você poderá investir no que será melhor para ele. Desembolsar um pouco mais pode fazer toda a diferença para receber aquele dinheiro extra todo mês. Cheque tudo – desde os rodapés até os sistemas hidráulico e elétrico – e invista nos reparos.
- Analise o perfil do comprador ou locatário
Faça uma análise do perfil do comprador ou locatário. Você pode pesquisar em órgãos de proteção ao crédito, como o SPC ou a Serasa, para ver se ele tem dívidas. Ou até mesmo verificar se existem processos judiciais por inadimplência.
Uma rápida busca pode indicar se o comprador ou locatário costuma cumprir com suas obrigações. É uma forma de você garantir que não haverá problemas durante a negociação e o período do contrato.
- Faça as contas
O preço que você vai cobrar para vender ou alugar seu imóvel em 2022 precisa ser coerente. Para ter uma boa noção de valores, pesquise imóveis parecidos no seu bairro. Faça comparações com outros anúncios e informe-se em imobiliárias.
Não se esqueça de levar em conta os valores de IPTU e principalmente de condomínio. Eles sobem ano após ano e acabam pesando ainda mais no preço final para quem está interessado em alugar.
Para quem vai vender, às vezes é difícil atingir exatamente o valor que se imagina de início. Esteja aberto para negociar formas que facilitem o pagamento. O ideal é você personalizar preço e possibilidades para que o comprador consiga pagar as parcelas.
Mostre os pontos positivos da sua propriedade. Destaque que a documentação está em dia, que o imóvel está em excelente estado de conservação. Faça o seu preço parecer justo. Além disso, tenha uma margem para negociação. Dessa forma, você não perde nem o dinheiro, nem o negócio.
- Seja flexível
Quanto mais exigente e restritivo, mais difícil será alugar seu imóvel em 2022. Não tenha medo de fazer concessões. Cada inquilino é diferente do outro, com necessidades e personalidades distintas. Então é preciso estar aberto a negociações – quanto à garantia, aos prazos ou até mesmo à multa.
- Tenha a documentação em dia
Após a negociação de um imóvel, o novo proprietário precisa ter toda a documentação em dia. Assim, será possível realizar a transferência de propriedade e atestar sua compra. Por isso, quem entende o mercado tem como requisito a compra de um imóvel completamente regular e sem pendências.
- Capriche no anúncio
Para vender ou alugar seu imóvel em 2022, é imprescindível que você capriche no anúncio. Não adianta ter a casa ou o apartamento mais incrível do mundo se aparecer aos interessados de forma incompleta ou insatisfatória.
Procure detalhar as características do imóvel – como metragem, número de cômodos, áreas externas e áreas de lazer, quando houver. Destaque qualidades como localização, segurança, amplitude e possibilidades de personalização.
- Divulgue o imóvel em portais imobiliários
Esta é uma das dicas mais certeiras para vender ou alugar seu imóvel em 2022: conte com a ajuda de portais especializados em compra e venda de imóveis.
Além da experiência na área, esses sites atraem um alto número de interessados em comprar ou alugar um imóvel. Você pode ainda escolher estruturas de anúncio atrativas para divulgar de forma profissional e compartilhável.
Gostou das nossas dicas? Agora invista tempo para resolver o que for necessário antes de anunciar seu imóvel. Manter as coisas alinhadas e de acordo com o que você está ofertando vai atrair mais interessados e evitar desistências.
A Márcio Rapôso Imóveis está à disposição para ajudá-lo a vender ou alugar seu imóvel em 2022 de forma assertiva. Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou venha nos visitar!
Para mais conteúdo como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Alagoas!