Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/customer/www/blog.marcioraposo.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5831
Entenda por que investir em imóveis em 2022 é uma boa vantagem! - Blog Márcio Rapôso Imóveis

O mercado imobiliário tende a crescer ainda mais neste ano – mesmo com a proximidade das eleições e com a inflação, que geram incerteza entre os investidores. O setor foi um dos poucos que tiveram crescimento durante a pandemia. No entanto, a dúvida de muitas pessoas continua sendo: vale a pena investir em imóveis em 2022?

Impulsionada sobretudo pelo setor imobiliário, a construção civil está próxima de registar seu melhor resultado em 10 anos. Houve mudança de conjuntura, sim, com o aumento da taxa de juros e a alta nos preços dos materiais de construção. Contudo, a expectativa do setor permanece alta.

A prova disso é o comportamento do segmento durante a pandemia de covid-19. Num período em que praticamente todos os mercados foram afetados negativamente, a construção civil e o mercado imobiliário apresentaram excelente crescimento anual.

Neste artigo, você conhecerá as vantagens de investir em imóveis em 2022, dadas as tendências e expectativas do setor. Além disso, falaremos também sobre como o mercado imobiliário vem se tornando atrativo nos últimos anos, abrangendo diferentes formas de investimento.

Reflexos da pandemia para quem busca investir em imóveis em 2022

Quem está pensando em investir em imóveis em 2022 precisa, primeiramente, entender os reflexos da pandemia no mercado imobiliário. Afinal de contas, como citado anteriormente, estamos falando de um dos únicos segmentos que cresceram de fato durante esse período. 

O isolamento social para conter a propagação do vírus fez com que várias pessoas dessem mais valor às suas residências. Assim, muitos passaram a considerar o mercado imobiliário.

Além disso, a pandemia mudou a rotina de trabalho e até mesmo de lazer de uma parcela considerável da população. Dessa forma, ampliou-se a busca por imóveis mais próximos do emprego, com espaço mais adequado ao home office – uma das grandes demandas da atualidade.

No fim das contas, o valor agregado dos imóveis, de uma maneira geral, cresceu para boa parte da população. 

Acesso facilitado a linhas de crédito 

Outro ponto positivo para quem quer investir em imóveis em 2022 é justamente o acesso às linhas de crédito. Afinal de contas, durante a pandemia, muitos bancos e instituições financeiras facilitaram o processo de financiamento. Isso, por sua vez, fomentou o mercado imobiliário de uma maneira geral.

Além disso, ainda na parte de financiamentos, outro ponto positivo ao longo de 2020 foi a baixa da Selic (a taxa básica de juros do Brasil). A situação fez com que os juros dos financiamentos se tornassem baixíssimos – e, por isso, extremamente atrativos para quem quisesse comprar um novo imóvel.

Temos, então, um cenário composto destes dois fatores: linhas de crédito e taxa básica de juros. Aliados à tendência de procura por imóveis, fizeram com que o setor imobiliário crescesse consideravelmente no ano passado. Com isso, investir em imóveis continuou sendo uma excelente opção em 2021 – e a expectativa vem se mostrando positiva para 2022.

Apesar de a taxa básica de juros ter aumentado em 2021, ela ainda está relativamente baixa quando comparada à de alguns anos atrás. Por isso, os juros dos financiamentos para a aquisição de imóveis continuam sendo atrativos para quem deseja investir em imóveis em 2022.

Mercado imobiliário segue como um dos mais seguros

Você está pensando em investir em imóveis em 2022? Saiba que uma das principais características do mercado imobiliário, até mesmo no período de baixa, é a segurança.

Isso porque o processo de aquisição de um imóvel costuma ser sempre rentável para o investidor. Um dos exemplos são os fundos imobiliários, uma ótima opção para quem busca diversificar a carteira de investimentos. Eles são considerados ações seguras, com um retorno excelente.

Mesmo adquirir um imóvel para uso próprio também é vantajoso em longo prazo. Ano após ano, os imóveis vão passando por uma grande valorização, chegando a dobrar de preço depois de certo período.

Assim, investir em imóveis em 2022 é ter certeza de que, no futuro, eles estarão valendo muito mais. E justamente por beneficiar o investidor o mercado imobiliário é visto como um dos mais seguros.

Vantagens de investir em imóveis em 2022

Segurança

As chances de perda de investimento em um imóvel são baixíssimas. Em primeiro lugar, a demanda por imóveis é constante em todas as atividades do dia a dia: morar, trabalhar, ir ao banco, à academia ou a restaurantes. Além disso, aplicar o dinheiro no mercado imobiliário garante imunidade à quebra de bancos. Isso faz dessa prática a forma de investimento mais estável do mercado.

Diversificação

Aplicar o dinheiro em mais de uma modalidade ajuda a diminuir os riscos dos investimentos. Com o mercado imobiliário a pleno vapor, os imóveis são uma aposta inteligente e segura. É também um bom mercado para garantir retornos em médio e longo prazo.

Rendimento

Os imóveis com renda são aqueles locados e que possuem retorno fixo mensal oriundo de aluguel. Essas propriedades garantem uma renda passiva, uma espécie de salário ao proprietário do imóvel – na maior parte dos casos, com correção do IGPM. Essa demanda por aluguel também é constante, já que, em alguns casos, é mais acessível alugar um imóvel do que comprar.

Além disso, no mercado corporativo, a maior parte das empresas busca imóveis para alugar. O objetivo é ter um custo fixo, e não um ativo imobilizado. Por essa razão, sempre há procura de imóveis para locação, mesmo em momentos de crise. Isso torna todos os cenários favoráveis para o investidor

Valorização

Outro grande bônus do mercado imobiliário: como mencionamos, ao aplicar o seu dinheiro no setor, além das chances de rendimento, há a valorização do imóvel. Isso depende de vários fatores, é claro; mas, pelo panorama favorável do segmento, é um retorno garantido

Como vimos, vale a pena investir em imóveis em 2022, sem dúvida alguma. Dois dos motivos são a segurança e a perspectiva de crescimento do mercado imobiliário. Da mesma forma, o acesso a linhas de crédito e as condições da Selic tornam o investimento mais seguro e proveitoso.

Que tal aproveitar o momento? Comece sua busca por um empreendimento que corresponda às suas expectativas e necessidades. Nossa equipe de profissionais capacitados pode orientar as melhores estratégias para atender aos seus objetivos. Ajudaremos você com a sua escolha! Fale com um de nossos corretores

Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Alagoas!

Escrever Comentário