Para muitas pessoas, a taxa Selic é um conceito bastante abstrato. Contudo, saiba que ela interfere na vida de todos, mesmo que indiretamente. Atualmente, ela está em um dos seus períodos mais baixos da história, o que favorece quem quer financiar imóvel em 2021.
Sabemos que o cenário atual é de crise econômica. Entretanto, é ideal para quem deseja adquirir a casa própria e sair do aluguel, ou até mesmo investir na construção ou aumento de patrimônio. Mas, o que as taxas baixas têm a ver? Neste post, explicamos mais sobre o assunto. Confira!
O que é taxa Selic e por que ela é importante?
A taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), criada em 1979, serve como base para a economia brasileira. A cada 45 dias, ela é calculada de acordo com as operações de financiamento do Brasil.
O Copom (Comitê de Política Monetária) a utiliza para controlar as taxas de juros no país. As interferências do Banco Central na taxa influenciam diretamente na alta ou na queda do indicador da inflação. Veja:
- Aumento da Selic: o Banco Central visa desacelerar a economia para conter a inflação e impedir que produtos básicos aumentem de valor.
- Baixa da Selic: a ideia é estimular o consumo, aquecendo a economia e aumentando a inflação.
Como ela interfere no investimento imobiliário?
A queda da taxa Selic é uma ótima oportunidade para financiar imóvel em 2021. Isso porque os bancos que fazem o financiamento repassam essa baixa para as taxas cobradas nos contratos.
Explicando melhor: as instituições financeiras recolhem recursos para o financiamento vendendo títulos de investimentos. Isto é, pagando juros aos investidores que deixam o dinheiro com elas.
O valor desses juros é baseado na taxa Selic. Assim, quando ela está em alta, o banco paga mais aos investidores. Consequentemente, repassa o valor para a taxa de juros do empréstimo que ele oferece.
Só que, no momento, estamos vivendo exatamente o contrário. Com a taxa Selic mais baixa, o banco paga menos juros ao investidor. Desse modo, pode baixar o valor das taxas de financiamento.
Por isso, ele consegue dinamizar as operações e financiar mais imóveis. Estima-se que, para cada 1% de baixa na Selic, mais de 2,8 milhões de financiamentos possam ser feitos.
Além disso, há uma concorrência entre as instituições bancárias pelos financiamentos. Quando um banco baixa a sua taxa, logo os outros também reduzem para conseguirem competir por contratos.
Por que aproveitar a taxa Selic baixa para financiar imóvel em 2021?
Em todo início de ano, são feitas previsões para os diversos indicadores da economia. Entre eles, estão a variação do dólar, a inflação, o crescimento do PIB e obviamente a Selic. Essa análise do Banco Central costuma ser bem certeira e reflete em todo o mercado financeiro.
O prognóstico para 2021 é que a taxa se mantenha estável. A cotação máxima dos últimos meses, desde que sua queda chegou a 2%, é de 4,25%. Esse número também é baixo se compararmos com alguns anos atrás, em que a taxa atingiu 14%.
Por essa razão, ainda é seguro dizer que financiar imóvel em 2021 é um ótimo negócio. Principalmente para quem ainda não tem casa própria ou deseja ter imóveis de aluguel, por exemplo.
Sua ideia é adquirir um imóvel, mas ainda não tem certeza se é o momento ideal? Saiba que a Selic em baixa é o cenário mais propício para financiar imóvel. Assim, é importante aproveitar essa oportunidade para realizar seus sonhos.
Vale lembrar: por mais que os juros do empréstimo imobiliário estejam baixos, os bancos têm regras para o financiamento. Uma delas é que a parcela não comprometa mais de 30% de toda a renda familiar.
Como você pôde conferir, a taxa Selic é muito importante para a economia brasileira. Ela é parâmetro para taxas de juros, inclusive as do mercado imobiliário. Portanto, com ela em queda, é o momento perfeito para financiar imóvel em 2021.Está procurando o seu imóvel em Maceió? A Márcio Rapôso Imóveis pode ajudar! Aproveite que está por aqui e fale com um dos nossos especialistas de plantão!