Comprar ou alugar um imóvel está cada vez mais descomplicado. Isso porque a tecnologia reduz a burocracia imobiliária e otimiza tempo e processos. A ida até a imobiliária, por exemplo, é absolutamente dispensável: todos os trâmites podem ser realizados online – desde a pesquisa por imóveis e o envio da documentação necessária até a assinatura do contrato.
Tanta inovação possibilita melhores índices de satisfação do cliente, que:
- Usufrui de muito mais autonomia;
- Elimina pilhas de papéis;
- Consegue resolver tudo o que precisa pelo computador ou smartphone, no conforto de casa.
Como a tecnologia reduz a burocracia imobiliária, o processo de locação se tornou muito mais simples e eficiente. E, para quem se lembra dos papeizinhos colados nos vidros das lojas físicas, essa transformação até surpreende. De forma positiva, é claro! Afinal, são muitas as vantagens que a tecnologia proporciona. Conheça algumas!
Como a tecnologia reduz a burocracia imobiliária?
Sites e aplicativos
Que a tecnologia reduz a burocracia imobiliária é um fato. Um exemplo prático disso, aliás, é a possibilidade de alugar um imóvel pelo celular. Já não é preciso reunir uma pilha de documentos, levar até a imobiliária, registrar em cartório, para só então assinar o contrato. Isso se não houvesse nenhum contratempo no caminho, não é verdade?
Hoje, você pode ver fotos e vídeos dos imóveis, comparar preços sem precisar sair de casa. Muitas imobiliárias, como a Márcio Rapôso Imóveis, possuem sites responsivos. Estes podem ser acessados por computadores, celulares e tablets, tornando a navegação ainda mais prática.
A inovação também chegou para quem não deseja perder tempo e quer resolver todos os trâmites na palma da mão. Pelo aplicativo para celular da MRI, você escolhe o imóvel e faz todo o processo para alugar ou comprar, com comodidade e segurança.
Pagamento fácil e muito mais seguro
Até pouquíssimo tempo, a única garantia aceita para a locação de um imóvel era a presença de um fiador. E, convenhamos, nem sempre é fácil conseguir alguém disposto a assumir um compromisso desses, concorda? Hoje, além do fiador, existem outras alternativas de garantia locatícia:
O cliente tem a possibilidade de avaliar a melhor opção, a depender das suas condições e necessidades. Isso destravou um grande potencial para o mercado de locação.
O CredPago é um exemplo perfeito de como a tecnologia reduz a burocracia imobiliária. A análise de crédito acontece em menos de um minuto, e o cliente tem à disposição formas variadas de efetuar o pagamento: boleto, TED, PIX e até dois cartões de crédito.
Contrato digital e assinatura eletrônica
O contrato digital é outro exemplo claro de como a tecnologia reduz a burocracia imobiliária. Em resumo, a modalidade substitui a assinatura tradicional pela eletrônica. Assim, elimina a necessidade de idas e vindas ao cartório, e à própria imobiliária, para regularizar a documentação e fechar a locação.
A assinatura eletrônica acontece em uma plataforma online, com segurança garantida. Para concluir o processo, o sistema exige senhas e validações, geradas automática e individualmente para cada usuário.
Cada assinatura tem um certificado digital, que comprova que determinada chave (ou senha) pertence a determinado cliente. Tudo é validado pela Autoridade Certificadora, verificada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.
Como você pode notar, a tecnologia reduz a burocracia imobiliária. Hoje, existem diversos novos modos de fechar um negócio de compra e venda ou de aluguel. As possibilidades facilitam e otimizam todos os trâmites, economizando tempo e dinheiro.
Aproveite toda essa praticidade e acesse nossos imóveis no site ou no app da Márcio Rapôso Imóveis. Se precisar de ajuda, conte com nossa experiente equipe de corretores!