Quem começa a procurar um apartamento para comprar logo percebe que existem muitas opções no mercado. Diversos tipos de plantas, tamanhos, comodidades e alternativas estão disponíveis, e pode ser difícil decidir. Por isso, é preciso pesquisar bastante e escolher o imóvel na planta ideal para a família.
Muitos aspectos precisam ser analisados, o que faz da escolha um processo bastante particular. Ainda assim, existem fatores que atraem a maioria dos compradores – como regiões em desenvolvimento, que influenciam diretamente na valorização futura do empreendimento.
Como investimento de longo prazo, a decisão deve ser baseada no estilo de vida de cada família. Siga a leitura e confira nossas dicas para escolher o imóvel certo!
Tipos de plantas de apartamentos
Apartamentos padrão
O apartamento padrão é representado pelo tipo de planta mais tradicional. Tem uma divisão formal de quarto, sala, cozinha, banheiro etc. Mesmo assim, existem diferenças que você deve observar:
- A cozinha integrada à sala de estar é uma grande tendência. A configuração é ideal para ter mais espaço e aproveitar os momentos em família.
- Salas retangulares integradas à cozinha e à varanda proporcionam o ambiente ideal para aproveitar melhor o ambiente.
- Quartos quadrados também são melhores para usufruir do cômodo e dão a sensação de um apartamento maior.
- A posição do sol influencia diretamente na sensação térmica do apartamento. Por isso, prefira o sol da manhã se quiser ter um imóvel mais fresco no verão.
Apartamentos compactos
Apartamentos compactos, com um ou dois quartos, são a escolha de quem busca praticidade, aconchego e facilidades no dia a dia. Essa é a principal opção para jovens, estudantes, recém-casados, divorciados ou aposentados.
Agora, um apartamento compacto não significa um apartamento apertado! Com um bom projeto, é possível ter conforto total.
Apartamentos duplex
Na outra ponta, estão os apartamentos duplex, os de dois andares com pé-direito alto. Eles geralmente oferecem salas e quartos amplos e são o tipo de imóvel na planta ideal para a família. Também são indicados para quem não quer abrir mão de ter espaço de sobra em casa.
Cobertura
A cobertura é o apartamento que fica no último andar de um prédio. Costuma ter uma área privativa com espaço gourmet e outras comodidades. Geralmente, é o apartamento mais valorizado do prédio.
Studio
Studios são apartamentos extremamente compactos em que não há separação entre os cômodos. Sala, cozinha e quarto podem estar no mesmo ambiente, separados apenas por meia parede, uma divisória ou uma ilha.
Atualmente, existem studios de alto padrão, destinados principalmente para quem mora sozinho. A praticidade é uma vantagem, mas a falta de divisão pode acabar gerando desconforto – como os odores da cozinha, que se espalham pelo studio.
Loft
O loft é parecido com o studio, porém oferece mais espaço e geralmente tem pé-direito alto. É possível ver todas as partes da casa, porque não existe uma divisão como a dos apartamentos tradicionais. Por isso, não é o imóvel na planta ideal para a família, uma vez que a falta de privacidade pode ser um problema.
Como escolher o imóvel na planta ideal para a família?
Um apartamento na planta está em fase de construção. Nas etapas iniciais, o terreno é preparado para receber a obra. Nas mais avançadas, já é possível visualizar a estrutura do empreendimento. Ainda que o prédio não esteja pronto, a aquisição dos imóveis acontece com total segurança.
As dimensões da planta baixa são proporcionais às do apartamento real. Por isso, você consegue visualizar o tamanho dos cômodos, além da disposição e da integração dos ambientes. Posições de paredes, portas e janelas também estão especificadas.
Além das plantas, que mostram os apartamentos, também há projeções dos espaços comuns do empreendimento. Você pode conferir como serão as áreas de lazer, o espaço gourmet, a sala fitness e a piscina.
Assim, fica mais fácil escolher o imóvel na planta ideal para a família. Considere, contudo, alguns pontos importantes.
Necessidades suas e da sua família
Cada fase e estilo de vida da pessoa ou da família demanda um tipo de planta. É claro que você pode adaptar seu imóvel ao longo do tempo, mas não dá para mudar radicalmente a estrutura.
Assim, para escolher o imóvel na planta ideal para a família, faça uma lista. Procure elencar prioridades e planos para os próximos anos, tentando combinar aquilo que é mais importante.
Localização
Esse é um item que não depende do tipo de planta. Uma boa localização é sempre fundamental e valoriza o seu imóvel. Portanto, priorize morar em um bairro bem localizado, com boas opções de comércio, serviços e lazer ao redor.
Comodidades do condomínio
Outro ponto importante é avaliar quais são as comodidades que o condomínio oferece. Empreendimentos modernos e inovadores apresentam opções como:
- áreas de esporte e lazer;
- espaço para crianças;
- local para festas e ambientes de convivência;
- elementos de sustentabilidade;
- segurança e comodidade para os moradores.
Certifique-se de escolher um condomínio que ofereça opções de lazer e entretenimento. Mas não ignore a necessidade de morar com conforto e segurança.
Padrão de acabamento
Por fim, avalie se o acabamento e a decoração do prédio e do apartamento correspondem ao esperado. Observe itens como pisos, decoração das áreas comuns, acabamento externo do edifício, paisagismo, entre outros.
Agora você já sabe como escolher o imóvel na planta ideal para a família. Faça uma lista das suas prioridades para ajudar na decisão e lembre-se: conforto e bem-estar não têm preço!
Quer ter excelente localização, alto padrão de acabamento, muitas comodidades e o tipo de planta ideal para você? Conheça as opções da Márcio Rapôso Imóveis. Fale agora mesmo com um de nossos corretores!
Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Alagoas!