Você está pensando em sair do aluguel em 2022? A ideia de ser dono do próprio imóvel é a maior decisão financeira que tomamos ao longo da vida. Primeiro, é preciso avaliar, entre outros pontos cruciais:

  • a sua condição financeira;
  • o momento econômico do país;
  • o seu momento de vida;
  • a função do imóvel.

No momento atual do país, por exemplo, temos condições mais favoráveis. Isso inclui, por exemplo, os menores juros da história para crédito imobiliário. Além disso, há as novas expectativas das pessoas em relação aos imóveis em tempos de pandemia.

Confira as dicas que preparamos para ajudá-lo a sair do aluguel em 2022 e planejar a compra da casa própria!

1. Calcule uma quantia ideal para economizar

Por mais que o objetivo final seja efetivamente sair do aluguel em 2022, é importante estabelecer pequenas metas durante a jornada. Uma delas envolve a definição de quanto exatamente você deve economizar.

Atualmente, para dar início a um financiamento, os bancos costumam aceitar uma entrada de 20% do valor total do bem. Que tal então ir juntando esse dinheiro aos poucos, guardando pelo menos 30% da sua renda mensal

2. Dê atenção às questões pessoais

Basicamente, as situações pessoais em jogo quando alguém pretende comprar uma casa são:

  • profissionais em início de carreira;
  • recém-casados;
  • quem quer sair da casa dos pais.

Cada um desses perfis precisa de planejamento para não ter problemas no futuro. No primeiro caso, o profissional em ascensão ainda não tem estabilidade. Assim, além da possibilidade de repentinamente perder o emprego, está sujeito a eventuais viagens e até a mudanças de cidade.

Já os recém-casados precisam estabelecer com clareza como será feita a compra e principalmente qual será o regime do matrimônio. Por fim, quem ainda mora com os pais pode dar tempo ao tempo, e esse é um excelente momento para economizar.

3. Não menospreze os custos de sair do aluguel em 2022

Caso opte por financiar para sair do aluguel em 2022, é fundamental considerar que seus custos fixos serão maiores. Isso porque, em média, uma típica prestação de financiamento costuma girar em torno de 1% do valor do bem.

No caso dos imóveis, esse percentual é, em média, de 0,5% do valor total. Mas leve em conta que, ao final do pagamento, o resultado será o fim do aluguel e o aumento patrimonial!

Considere ainda as despesas adicionais. Afinal, além dos 30% do orçamento comprometidos com o financiamento, você ainda deve levar em conta os gastos domésticos. Uma boa dica é avaliar o custo de vida da região onde pretende morar.

Fique atento também às despesas relativas à documentação do imóvel:

  • Custos do cartório.
  • Custos da avaliação e da análise jurídica do imóvel.
  • Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que varia de acordo com o município. 

4. Negocie o imóvel

Sabendo o valor do desconto à vista, você sabe o preço mais baixo a ser pago por aquele imóvel. Nessa hora, pode negociar seu desconto! Analise a metragem e o valor por andar, por exemplo. Veja se existem outras unidades daquele prédio. Enfim, tudo isso pode ajudar a economizar. 

5. Comece a investir

Toda vez que for aplicar seu dinheiro, você deve considerar três critérios:

  • Quanto maior a rentabilidade esperada, maior tende a ser o risco.
  • Quanto maior a rentabilidade esperada, menor tende a ser a liquidez.
  • Quanto menor a liquidez, maior tende a ser o risco.

Para ganhar mais, é preciso arriscar mais. Não adianta colocar o seu dinheiro na poupança e esperar por um milagre. Você pode escolher investimentos melhores para finalmente sair do aluguel em 2022.

6. Escolha a forma de pagamento

Financiamento, consórcio ou à vista são formas de pagamento para sair do aluguel em 2022 e adquirir a casa própria. A mais comum entre as famílias é o financiamento, que possui uma série de vantagens que cabem no seu bolso.

Um dos principais benefícios do financiamento é que você pode adquirir o bem de forma imediata. Diferentemente do consórcio, aliás, em que você precisa esperar um prazo até ser contemplado.

Decidir sair do aluguel em 2022 pode parecer difícil a princípio. Mas, se essa é a sua meta, você já está mais próximo de realizá-la. Comece a aplicar essas dicas no seu dia a dia. E conte com a Márcio Rapôso Imóveis para ajudá-lo a conquistar a sua primeira casa ou apartamento. Entre em contato com um de nossos corretores!

Para mais conteúdo como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Alagoas!

Autor

Escrever Comentário