Praticamente todos os setores da economia sofreram com as recentes exigências de isolamento social. Elas fizeram com que o mundo experimentasse perdas consideráveis, mas também se deparasse com excelentes oportunidades. Por isso, hoje vamos falar sobre o mercado imobiliário em 2022 e as principais tendências deste ano.

No geral, as expectativas dos analistas para 2022 são boas. Ainda assim, o ano tende a começar com desafios – como a inflação alta, que mina o poder de compra do brasileiro, principalmente os de renda mais baixa. A decisão do consumidor é influenciada pelo cenário econômico instável, que apresentou uma Selic a 9,25% no final de 2021. 

O desafio maior, portanto, será o custo do crédito em 2022, e não a demanda. As incorporadoras estimam que os juros vão estacionar em um patamar mais alto, a princípio; mas depois devem alcançar certa estabilidade ao longo do ano. A tendência é de que as taxas sejam reduzidas até julho ou agosto e que o desejo de compra dos consumidores se mantenha.

O fato é que as medidas mais severas foram reduzidas. As projeções são cada vez mais otimistas, sugerindo que podemos contar com os benefícios de novas tecnologias no segmento. Como consequência, haverá, assim, uma elevada busca por boas negociações. Continue a leitura e entenda as tendências do mercado imobiliário em 2022!

Imóveis com ambiente de home office

Definitivamente, imóveis com ambiente de home office estão entre as tendências que vieram para ficar no mercado imobiliário em 2022. Isso se deve às imposições de muitos governos locais em termos de isolamento e distanciamento social. Elas fizeram com que várias pessoas começassem a trabalhar de casa, e o cenário deve permanecer assim, ao menos parcialmente.

As vantagens são inúmeras; incluem economia de tempo e de recursos e maior qualidade de vida. Por isso, os arquitetos e as maiores empresas da construção civil já estão considerando essa nova realidade em seus projetos.

Nesse sentido, vêm criando ambientes específicos para o trabalho, com mobília própria, isolamento acústico e outros diferenciais.

Aumento na taxa Selic

Você já deve ter ouvido falar muito sobre a famosa Selic, sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Ela é a taxa básica da nossa economia, utilizada para referenciar os principais juros cobrados no Brasil. O mesmo acontece com o mercado imobiliário, sobretudo nos financiamentos bancários voltados para a aquisição de propriedades.

Com as recentes altas da inflação, oscilações políticas e incertezas fiscais, é possível que a Selic retorne aos dois dígitos em 2022. Embora isso seja interessante para alguns investidores, quem está pensando em comprar casas, apartamentos ou terrenos não deve perder tempo.

Boas oportunidades de negócio

Temos, assim, um panorama de aumento da taxa Selic e de incertezas na economia mundial. Desse modo, o mercado imobiliário em 2022 oferece muito mais segurança e estabilidade diante de crises. Além disso, costuma apresentar boas oportunidades de negócio.

As grandes empresas da construção civil estão otimistas e desejando se capitalizar. Como se não bastasse, muitos proprietários estão precisando de dinheiro e podem aceitar ofertas sólidas – ainda que com descontos ou valores um pouco abaixo do mercado.

Alta procura por imóveis com áreas de lazer

Com o isolamento social durante a pandemia, as pessoas passaram a ter demandas diferentes quanto ao local em que vivem. Logicamente, isso deve impactar o mercado imobiliário em 2022. Resultará, estima-se, tanto na construção quanto na valorização de imóveis que contenham áreas de lazer disponíveis.

Compradores e locatários anseiam por:

  • quadras poliesportivas;
  • pistas de caminhada;
  • espaços verdes;
  • salas de ginástica;
  • piscinas;
  • parquinho infantil, e assim por diante.

Mais sintonia com a sustentabilidade no mercado imobiliário em 2022

Um dos temas mais debatidos na sociedade está relacionado aos impactos que pessoas e empresas causam no meio ambiente. A sustentabilidade já é uma exigência para muitos compradores; e, com os recentes acontecimentos, não dá para postergar a adoção de medidas que reduzam os danos causados à natureza.

Para o mercado imobiliário em 2022, ser sustentável está em alta. Isso quer dizer que serão priorizados locais que usam energia limpa, reaproveitam a água da chuva e têm coleta seletiva, por exemplo. Até a construção civil, um dos ramos mais poluentes, está apostando em medidas nesse sentido – com projetos que usam cimento verde e outras soluções do tipo.

O mercado imobiliário em 2022 promete se tornar bastante movimentado. Será palco de boas oportunidades de negócio para quem estiver atento ao setor. Com a perspectiva de deixar a crise para trás, esse pode ser o momento perfeito para investir.

Ficou com alguma dúvida? Então comente abaixo como podemos ajudá-lo a entender melhor as tendências para o mercado imobiliário em 2022. Ah, e compartilhe essa novidade com seus amigos.

Está à procura de um imóvel para investir ou alugar? Acesse o site da Márcio Rapôso Imóveis e confira as opções de uma das capitais mais bonitas do Brasil: Maceió. Se preferir, faça uma visita ou fale com um dos nossos corretores.  

Para mais conteúdo como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Maceió.

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário