Sempre que um ano termina e o outro começa, tendemos a nos questionar sobre algumas decisões que precisam ser tomadas. Uma delas está ligada ao planejamento de investimentos. Assim, uma das perguntas comuns para muitas pessoas é: em 2022, investir em imóveis vale a pena?

De fato, os investimentos imobiliários sempre chamam a atenção devido a dois aspectos básicos. Em primeiro lugar, comprar uma casa ou um apartamento faz parte do projeto de vida da maioria das pessoas. Além disso, trata-se de uma iniciativa considerada segura pelo mercado.

Contudo, será que só esses dois fatores bastam para tomar uma decisão? É isso o que vamos analisar neste conteúdo. Continue a leitura e entenda por que investir em imóveis vale a pena em 2022!

Contexto favorável

A pandemia de Covid-19 provocou profundas mudanças. A principal delas foi a aceleração de algumas alterações que já estavam em curso.

Para o mercado imobiliário, a consolidação da cultura do home office impulsionou a procura por imóveis. Isso porque boa parte da população percebeu que o espaço em que viviam naquele momento não comportava a criação de um escritório, por exemplo.

Nesse sentido, muitos escritórios comerciais continuam funcionando nos mesmos endereços. Assim, outra parcela de profissionais preferiu se mudar para locais mais próximos de seus ambientes de trabalho. Desse modo, as pessoas gastam o menor tempo possível em deslocamentos. Houve ainda quem buscou um novo imóvel para manter o hábito adquirido na pandemia de se exercitar em casa ou trabalhar com mais espaço e conforto.

De toda forma, o valor agregado dos imóveis de uma maneira geral cresceu para boa parte da população. Essa demanda deve se manter aquecida nos próximos anos, já que a relação das pessoas com seus lares mudou.

Mercado imobiliário continua seguro 

Uma das principais características do mercado imobiliário é a segurança ao investidor, mesmo em períodos de crise. Essa é uma das razões por que investir em imóveis vale a pena.

Para impulsionar o mercado e as vendas após um período de recessão, imobiliárias e construtoras buscam alternativas para não perder negócios. Dessa forma, o ano de 2022 promete grandes oportunidades.

Se você está pensando em adquirir um imóvel para uso próprio, saiba que é uma vantagem em longo prazo. Ano após ano, os imóveis vão passando por uma grande valorização, chegando a dobrar de valor depois de certo período. 

Ótima rentabilidade

Desde que avaliados alguns fatores, como a localização do bem, as chances de obter um excelente retorno no futuro são grandes. Os números ficam ainda mais atrativos ao financiar o imóvel na planta. Quase certamente você pagará um valor abaixo do que ele, depois de pronto, tende a valer. Assim, investir em imóveis vale a pena, já que, no futuro, ele estará rendendo muito mais. 

Diversificação de investimentos

Investir em imóveis vale a pena porque é também uma ótima maneira de diversificar seu portfólio de investimentos. Inclusive, é interessante aplicar uma parte dos seus recursos em fundos imobiliários, um tipo de renda variável que merece destaque.

Acesso a linhas de crédito

Outro ponto positivo para quem quer saber se investir em imóveis é uma boa pedida em 2022: o acesso às linhas de crédito. Afinal de contas, durante a pandemia, muitos bancos e instituições financeiras facilitaram o processo de financiamento. Isso fomentou o mercado imobiliário de uma maneira geral.

Outro aspecto favorável ao longo de 2020 foi a baixa da Selic, ou seja, da taxa básica de juros do Brasil. A situação fez com que os juros dos financiamentos ficassem baixíssimos. Por isso, o momento ficou extremamente atrativo para quem quisesse comprar um imóvel.

Esses dois fatores – linhas de crédito e taxa básica de juros – aliaram-se à tendência de procura por imóveis. Assim, fizeram com que o setor imobiliário crescesse consideravelmente no ano passado.

Com isso, investir em imóveis continuou sendo uma excelente opção ao longo de 2021. E a expectativa, aliás, vem se mostrando positiva para 2022.

A taxa básica de juros aumentou significativamente no ano passado. Contudo, ela ainda está relativamente baixa quando comparada à de alguns anos atrás. Desse modo, os juros de financiamentos voltados para a aquisição de imóveis continuam sendo atrativos para o investidor.

Investir em imóveis neste ano é uma boa ideia, afinal?

2022 é promissor para o setor de imóveis, e os clientes poderão encontrar inúmeras oportunidades para fechar ótimos negócios. Devido à recuperação da economia, os preços tendem a apresentar queda, o que favorece muito as transações imobiliárias.

Assim, existem várias análises favoráveis para quem quer comprar um imóvel. Aproveitar essa tendência e fazer um bom planejamento é importante para dar o passo inicial e conseguir atingir seus objetivos. Ainda mais em um ano perfeito para encontrar preços atrativos, descontos e queda nas taxas para ter o seu apartamento ou casa.

Por conta desses fatores, é possível concluir que investir em imóveis valerá a pena em 2022. Lembre-se de alinhar essa decisão às suas necessidades e aos seus objetivos. Por fim, elabore um planejamento financeiro e siga em frente!

Conte com a experiência da Márcio Rapôso Imóveis para fechar um excelente negócio. Nossa equipe de profissionais pode te orientar para atender aos seus objetivos. Fale com um de nossos corretores

Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária nº 1 em Alagoas!

Autor

Escrever Comentário