Comprar o imóvel próprio é o sonho da grande maioria dos brasileiros. No entanto, deve-se tomar alguns cuidados para que a negociação ocorra de forma tranquila e segura. É o caso da compra de um imóvel na planta ou de um imóvel em lançamento. Tal aquisição consiste numa ótima opção para quem não tem urgência em se mudar. 

Esses bens costumam ser oferecidos com condições de pagamento mais vantajosas. Além disso, seu valor é inferior ao de um imóvel pronto – o que indica que eles tendem a valorizar quando as chaves são entregues.

Por isso, vale a pena conhecer mais detalhes para que você possa planejar sua aquisição e fazer um ótimo negócio. No artigo de hoje, confira dicas importantes para entender as etapas que envolvem o processo de compra de um imóvel na planta.

Dicas para a compra de um imóvel na planta

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é o primeiro passo para ter segurança e tranquilidade na compra de um imóvel na planta. Aliás, realize um planejamento antes de buscar pelo imóvel. Avalie o valor que pode ser pago e como as prestações vão impactar o seu orçamento.

O financiamento de um imóvel leva um tempo considerável, como sabemos. Assim, convém ter uma reserva financeira para seguir quitando as parcelas mesmo que surjam imprevistos. 

Conheça bem o local escolhido

Geralmente, as construtoras apresentam uma unidade modelo do imóvel durante o período de obras. Com ela, o comprador pode conhecer as dimensões exatas da construção e avaliar melhor o apartamento. 

Aproveite para visitar o local em dias e horários diferentes. Confira como é a incidência de luz do sol, o nível de ruído do bairro e a vizinhança. Caminhe pelas ruas ao redor e se certifique de que a estrutura do bairro atende às suas necessidades – principalmente com relação a transporte, comércio, lazer e segurança. 

Confira a reputação da construtora

Para avaliar uma construtora, pesquise sobre sua reputação no mercado civil. Visite outros empreendimentos construídos pela mesma empresa e observe as condições das edificações. Não se esqueça de verificar se a construtora tem alguma pendência na justiça ou em órgãos de proteção ao consumidor. 

Ainda, antes da compra de um imóvel na planta, solicite uma cópia do memorial de incorporação da obra. Esse e outros documentos atestam:

  • a propriedade do terreno;
  • o cálculo da área do imóvel;
  • o projeto de construção aprovado pela prefeitura.

Dessa forma, tenha certeza de que está lidando com uma construtora fidedigna, evitando fraudes e golpes.

Leia o contrato e as cláusulas propostas

O contrato de compra e venda é o documento que oficializa o negócio entre o comprador e a construtora. Após a assinatura, o cumprimento de suas cláusulas é obrigatório, por isso é imprescindível a leitura de todo contrato com atenção.

Busque analisar todas as condições presentes em cada cláusula proposta. Se surgirem termos muito complexos ou jurídicos, vale a consulta com um advogado. Não deixe de conferir o prazo de entrega e a carência do apartamento, assim como possíveis taxas.

Garanta a segurança do seu investimento

A possibilidade da compra de um imóvel na planta oferece inúmeras vantagens. Mas é preciso ter atenção para evitar que essas facilidades passem a ser grandes dores de cabeça no futuro. 

Por isso, não hesite em questionar tudo o que você precisa saber para fechar o negócio com segurança. Algumas dicas de perguntas envolvem a voltagem das tomadas e questões estruturais das áreas comuns do prédio, por exemplo.

Peça toda a documentação do empreendimento

A compra de um imóvel na planta significa também dispor de documentos que comprovem a posse – ou seja, que confirmem que você é o proprietário daquele bem. Assim, solicite toda a documentação do empreendimento para a construtora. Isso auxilia você a confirmar se está tudo certo com aquele imóvel e se não existem dívidas pendentes, por exemplo. 

Abaixo relacionamos os principais documentos que você deve solicitar à empresa:

  • Matrícula atualizada do imóvel.
  • Certidão de IPTU.
  • Cópia do CNPJ da construtora e do condomínio.
  • Certidões negativas (executivos fiscais, municipais e regionais; falência e concordata).
  • Habite-se na entrega do apartamento. 

Vantagens da compra de um imóvel na planta

Para que você tome a melhor decisão antes de fechar negócio, trouxemos uma lista das principais vantagens da compra de um imóvel na planta. Confira:

Valorização 

Além da segurança do investimento, após a conclusão das obras, o empreendimento passa a valer mais do que quando estava na planta. 

Menos burocracia

Como você será o primeiro comprador, não sofrerá com taxas e impostos não pagos ou registros incompletos e documentações atrasadas.

Personalização do imóvel

Outra vantagem da compra é que muitas construtoras possibilitam que o cliente personalize sua unidade. Você vai poder escolher pisos, revestimentos e até mesmo os móveis planejados que desejar, economizando tempo e dinheiro. 

Tempo para se organizar

Até a conclusão da obra, dá para planejar a mudança, a decoração e a rotina com calma, no seu tempo. Se você for mudar de cidade, terá tempo para estudar o novo destino, explorar a região e fazer novas amizades.

A compra de um imóvel na planta é, sem dúvida, um grande investimento. Depois de todas essas informações e dicas, conte com a ajuda dos nossos corretores. Eles vão ajudá-lo(a) a adquirir o seu imóvel sem riscos e garantir muito mais qualidade de vida e conforto para sua família.

A Márcio Rapôso Imóveis entrega confiança, credibilidade e inovação, mantendo uma parceria sólida com seus clientes.

Autor

Escrever Comentário