Você já decidiu que casa ou apartamento quer comprar. O próximo passo, então, é escolher um banco para fazer o financiamento de imóvel. Não, não basta apenas optar pela instituição que oferece os menores juros. É preciso considerar alguns fatores para fazer o melhor negócio.
Lembre-se: financiar imóvel é um investimento de longo prazo, e todo cuidado é pouco para evitar aborrecimentos. A seguir, confira alguns fatores para você levar em conta na hora de escolher o melhor banco para realizar o financiamento de seu imóvel!
Considere o tipo de financiamento
Antes de mais nada, é preciso compreender em qual tipo de financiamento você se encaixa. Existe, por exemplo, a linha de crédito Casa Verde e Amarela. Ela oferece melhores condições de juros e até mesmo subsídio para a compra da casa própria.
Entretanto, é voltada para um grupo específico de pessoas e tem algumas exigências:
- Não pode ser o segundo imóvel a adquirir.
- Não deve haver intenção de alugar o bem.
- Os beneficiários precisam pertencer a uma faixa de renda especificada.
Você se enquadra no programa e deseja maiores explicações? Procure diretamente a Caixa Econômica Federal, pois é a instituição bancária responsável pelo crédito.
Compare as taxas de juros
Sabemos que as taxas de juros entre os bancos são parecidas por conta da concorrência. Mesmo assim, é fundamental analisar o valor cobrado por cada um deles. Isso porque esse é um dos fatores que mais encarecem o financiamento.
Saiba que até mesmo uma diferença mínima, já pode te dar vantagem ou prejuízo no final das contas. Aliás, os juros são baseados na taxa Selic, parâmetro usado na economia brasileira para estabelecer taxas de juros do mercado.
Atualmente, ela está em baixa. Isso significa que os juros do financiamento imobiliário também estão mais baixos do que há alguns anos. Dessa maneira, agora é um ótimo momento para a aquisição de imóveis financiados.
Veja o Custo Efetivo Total antes de escolher o banco para financiamento de imóvel
O Custo Efetivo Total, como o próprio nome já diz, considera todos os custos envolvidos no financiamento de um imóvel. Esse custo abrange inclusive os juros e os impostos. Muitas vezes as pessoas só consideram os juros e esquecem esse índice fundamental, que determinará a escolha do banco para fazer esse tipo de financiamento.
Um fator importante que afeta o CET é o prazo de financiamento. Por exemplo, um banco cobra 8% de juros ao ano, por 360 meses, para financiar um imóvel de 100 mil reais. Já o outro, oferece o empréstimo com 10% de juros ao ano e em 240 parcelas.
A princípio, o primeiro banco tem juros mais baixos. No final das contas, porém, o valor do imóvel sai mais caro. Isto é, são R$ 220.333,33 do primeiro, contra R$ 200.416,67 do segundo. Dessa forma, no custo efetivo total, mesmo com taxas mais altas, o segundo banco é o mais vantajoso.
Isso acontece por conta do prazo total do empréstimo. Quanto maior o tempo para pagar, mais potencializada é a taxa de juros. Portanto, não deixe de conferir o CET antes de assinar o contrato.
Analise os benefícios do banco
Outro ponto a considerar antes de fechar negócio, são os benefícios e as facilidades que o banco oferecem aos clientes.
- Primeiramente, veja quantos por cento do valor do imóvel o banco poderá financiar para você. Às vezes, os juros de um são mais baixos, mas o valor financiado não cabe no seu bolso.
- Depois, considere as vantagens que a instituição pode oferecer em outros produtos. Por exemplo, melhorar as condições para consórcio de automóveis ou embutir as taxas de documentação do imóvel no financiamento.
Conte com um corretor de imóveis
Os corretores de imóveis não apenas lhe apresentam casas e apartamentos para venda, investimento e aluguel. Eles também estão por dentro do assunto e poderão te auxiliar do início ao fim do processo . Dessa forma, te indicarão que bancos oferecem as condições mais favoráveis para a sua situação. Assim, poupam o seu tempo e ajudam você a fazer a melhor escolha.
Além do patrimônio dos seus sonhos, é preciso decidir pelo melhor banco para executar o financiamento de imóvel ideal. Afinal de contas, o investimento é em longo prazo e você manterá um relacionamento com a instituição bancária.Já sabe onde encontrar um corretor para comprar imóvel ou investir em Maceió? Na Márcio Rapôso Imóveis, você contará com profissionais capacitados e experientes, que lhe ajudarão a fechar o melhor negócio!