
O mês de dezembro é marcado pela campanha Dezembro Vermelho, uma ação que promove a conscientização e o combate ao preconceito, incentivando a prevenção contra a AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), uma doença causada pelo vírus HIV que ataca o sistema imunológico.
Segundo a UNAIDS (Organização das Nações Unidas de combate à AIDS no mundo), em 2019, 38 milhões de pessoas estavam infectadas pelo vírus, entre elas 34,2 milhões de adultos e 1,7 milhões de crianças, número extremamente alto e preocupante.
Dessa forma, para alertá-lo sobre a doença e o movimento Dezembro Vermelho, acompanhe este texto e informe-se sobre a campanha, as formas de transmissão e os métodos de prevenção. Boa leitura!
Campanha Dezembro Vermelho
No dia 27 de outubro de 1988, a Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, cinco anos após a descoberta do vírus causador da AIDS, o HIV.
A iniciativa segue ainda hoje e o dia 1º de dezembro é marcado em todo o mundo como uma data para promoção de informações sobre a prevenção e combate à AIDS.
Dessa forma, a campanha Dezembro Vermelho busca sensibilizar a população quanto à importância do acesso à informação sobre o HIV, a evolução dos métodos de prevenção e de tratamento para que os números de contaminados com a doença diminua.
Além disso, o movimento busca ainda trabalhar com uma problemática bastante presente na sociedade: o preconceito. Esse problema é constantemente enfrentado pelas pessoas que enfrentam a doença, dificultando o tratamento e, em alguns casos, o diagnóstico da doença.
Quando é Possível Transmitir o Vírus?
Um ponto importante que merece ser destacado é que ter o vírus HIV não significa que a pessoa é portadora da doença AIDS. Há casos em que soropositivos (pessoas portadoras do vírus) vivem sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença. Entretanto, a transmissão do vírus pode ocorrer.
Existem atitudes essenciais que precisam ser colocadas em prática para evitar a contaminação da doença. Veja, abaixo, algumas situações em que o vírus pode ou não ser transmitido.
Como transmite:
- sexo vaginal sem camisinha;
- sexo anal sem camisinha;
- sexo oral sem camisinha;
- uso de seringa por mais de uma pessoa;
- transfusão de sangue contaminado;
- mãe infectada para o filho durante a gravidez, no parto ou na amamentação;
- instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.
Como não transmite:
- sexo com o uso correto da camisinha;
- masturbação a dois;
- beijo no rosto ou na boca;
- suor e lágrima;
- aperto de mão ou abraço;
- sabonete, toalha e lençóis;
- talheres e copos;
- assento de ônibus;
- ar.
Se você quiser saber mais informações sobre os métodos de prevenção da doença, continue a leitura.
Saiba Mais Sobre os Métodos de Prevenção da AIDS
Para evitar a transmissão da AIDS, é recomendado o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais.
Além disso, as mães infectadas pelo vírus (HIV positivo) devem usar medicamentos antirretrovirais durante a gestação para prevenir a transmissão vertical da doença e, também, evitar amamentar seus filhos, impedindo, assim, a contaminação pelo leite materno.
Conscientize-se!
A Márcio Rapôso Imóveis apoia e incentiva a prevenção e a promoção de informações sobre a AIDS e o vírus HIV. Procure seu médico ou uma unidade de saúde e realize os exames regularmente.
Se você gostou deste texto, comente e compartilhe com seus amigos. Faça sua parte! Promova a conscientização e apoie a campanha Dezembro Vermelho!