
O mês de novembro é marcado por uma campanha de conscientização muito importante: o Novembro Azul. O movimento teve origem em 2003, na Austrália, e tem como objetivo conscientizar os homens a respeito dos cuidados necessários que precisam ter para evitar o câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 42 homens morrem diariamente em decorrência do câncer de próstata e quase 3 milhões vivem com a doença. Esse é o tipo de câncer mais comuns entre os homens no mundo, depois do câncer de pele, e, geralmente, afeta homens mais velhos.
Porém, quando se trata do exame preventivo, o diagnóstico fica ainda mais complicado devido a um fator preocupante: o preconceito. Acompanhe o texto abaixo e entenda mais sobre a campanha, seus objetivos e seus obstáculos.
Câncer de Próstata: Sintomas e Diagnóstico
Primeiramente, é preciso compreender a gravidade do câncer de próstata, doença que pode levar muitos homens à morte. Portanto, preocupar-se com a saúde de sua próstata não é bobagem, mas um dever com seu corpo e bem-estar.
Visto isso, conheça alguns sintomas que podem indicar o aparecimento da doença:
- dificuldade para urinar;
- sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada;
- presença de sangue na urina;
- aumento da necessidade de urinar;
- dores nas costas.
Para o diagnóstico, é recorrente deparar-se com o grande vilão deste processo: o preconceito. Isso porque um dos principais métodos de diagnóstico para a doença é o exame de toque.
Culturalmente, os homens têm preconceito ao realizar exames como o de toque retal, fazendo com que a doença seja descoberta de forma tardia e grave. O exame é indispensável para poder descobrir a doença com antecedência. Veja, métodos para diagnóstico:
- Dosagem PSA: exame de sangue que avalia o antígeno prostático específico;
- toque retal – é o jeito mais seguro para descobrir a doença. O exame permite que o médico apalpe a próstata e perceba se possui nódulos ou tecidos endurecidos.
Destaca-se que, para as duas formas de diagnóstico, é preciso de uma biópsia, exames complementares e focais, pois tanto a dosagem quanto o exame de toque não são capazes de confirmarem sozinhos a doença.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o câncer de próstata, entenda a história da campanha e os motivos que a fazem popularizar-se tanto pelo mundo.
A História do Novembro Azul
Assim como o Outubro Rosa, a campanha do Novembro Azul foi criada para auxiliar no combate a uma doença grave. Porém, infelizmente, o movimento não tem todo o respaldo midiático necessário para o tamanho de sua seriedade.
Apesar do movimento ter iniciado em 2003 na Austrália, o Novembro Azul foi criado no Brasil em 2008, pelo instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente à Sociedade Brasileira de Urologia, com o objetivo de quebrar o tabu dos homens em ir ao médico e realizar o exame de toque.
Hoje, a campanha está consolidada e é marcada por diversas ações de divulgação sobre o câncer de próstata, como palestras e campanhas relacionadas aos exames exigidos para diagnosticar a doença.
Não Perca tempo
Como você pode concluir, obter o diagnóstico cedo pode salvar sua vida. Portanto, conforme orientado pela Sociedade Brasileira de Urologia, se você tem 50 anos ou mais, faça o exame de toque.
Câncer é uma doença grave, sem espaço para preconceito e que necessita ser levada com seriedade pela população masculina. O apoio da campanha Novembro Azul é imprescindível para que o número de vítimas do câncer de próstata possa diminuir.
A Márcio Raposo apoia e valoriza essa causa e compartilha o acesso à informação para conscientizar seu público sobre o assunto.
Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares, promova a conscientização!