O investimento em um segundo imóvel é perfeito para quem busca aumentar o patrimônio familiar e rentabilizar o investimento no médio e longo prazo. No entanto, antes de decidir pelo investimento, é preciso considerar alguns pontos importantes para não correr o risco de ter prejuízos financeiros, se arrependendo de ter adquirido bem desalinhado com o objetivo.
Neste texto, nós separamos algumas dicas para lhe ajudar a descobrir a hora e o jeito certo de comprar um segundo imóvel. Confira!
Por que comprar um segundo imóvel?
Qualidade de vida, possibilidade de retorno financeiro e aumento do patrimônio. A compra do segundo imóvel promove várias vantagens. Ter uma opção de lazer e mais espaço para a família descansar é uma delas, mas também podemos falar de obter um ativo financeiro e gerar a possibilidade de mais segurança financeira para a família no futuro.
Veja o que considerar antes de investir em um segundo imóvel!
Potencial de valorização
O segundo imóvel pode gerar ótimos resultados no longo prazo. Mas, para isso, um dos pontos essenciais é estudar o potencial de valorização de um bairro ou região. Investimentos públicos e privados podem ser indicadores de crescimento. Por isso, se vai comprar um segundo imóvel com esse objetivo, comece a colocar esse ponto na balança.
Qualidade de vida para família
O investimento pode estar relacionado ao aumento da qualidade de vida da família. Por isso, uma casa de veraneio é sempre uma ótima opção de lazer. E os indícios para a decisão de comprar uma casa ou apartamento com essa finalidade pode ser a falta de espaço para as crianças, caos da vida urbana e doenças relacionadas ao estresse provocado pela rotina.
Condições de pagamento
Independente se a compra do segundo imóvel tem como objetivo o investimento ou moradia, avaliar as condições de pagamentos e escolher a que faz mais sentido para o orçamento familiar é essencial. Apesar dos ganhos reais no médio e longo prazo, o investimento em um imóvel novo requer planejamento para cumprir com segurança os compromissos financeiros.
Aquecimento do mercado de aluguéis
Estude o mercado imobiliário e o seu público. Afinal, os ciclos econômicos e as necessidades humanas podem indicar melhores momentos para investir e gerar resultado. A exemplo dos apartamentos tipo studio para pessoas que buscam um imóvel mais compacto e prático para alugar ou os imóveis maiores, preferidos para acomodar famílias maiores.
A compra de um segundo imóvel é um investimento tradicional e seguro para aumentar o patrimônio familiar que pode trazer rentabilidade no médio e longo prazo. Além disso, o segundo imóvel pode representar mais qualidade de vida para a família, utilizado-o como apartamento ou casa de veraneio para os momentos de lazer, diversão e férias.
Como visto no texto de hoje, alguns pontos, como potencial de valorização, condições de pagamento, indícios de necessidade de mais espaço e qualidade de vida para a família, ciclos econômicos que afetam o mercado imobiliário, podem fazer a diferença nos resultados.
Quer ficar por dentro das oportunidades do mês da Márcio Rapôso Imóveis? Siga o nosso perfil no Instagram para acompanhar as novidades.