Quem casa quer casa. Mas será que alugar um imóvel é tão ruim assim para um casal que esteja começando uma vida juntos? Apesar de parecer simples, a decisão requer cautela, pesquisa e planejamento, pois se trata, sobretudo, de um investimento familiar. No texto de hoje, você vai descobrir as diferenças entre financiar ou alugar imóvel de acordo com a organização financeira e necessidades de um casal jovem.

Dúvidas sobre financiar ou alugar um imóvel? A Márcio Rapôso Imóveis responde os principais questionamentos sobre esse tema a partir de agora!

Alugar ou financiar: quais são as vantagens?

Em primeiro lugar, as duas opções têm vantagens. No entanto, difere conforme o momento de vida do casal. Sendo assim, a decisão varia, principalmente, quando a estabilidade financeira e objetivos profissionais e pessoais são colocados na balança. Leia abaixo os principais pontos para considerar antes de financiar ou alugar um imóvel. Confira!

Quando alugar um imóvel?

A decisão inteligente de alugar um imóvel deve estar atrelada ao planejamento do casal. Em geral, o aluguel é indicado para jovens casais com pretensão de sacrificar uma parte dos ganhos para acumular renda, visando a realização de sonhos, como viagens, independência financeira, investimento em educação, ter filhos ou dar uma entrada maior em um imóvel.

Nesse caso, o aluguel serve como uma das estratégias para diminuir os gastos mensais. Sendo assim, os apartamentos do tipo Loft, por exemplo, são perfeitos para jovens casais que não necessitam de muito espaço de início, gerando mais economia e praticidade.

Dessa forma, é possível pagar o aluguel sem apertar as contas no fim de mês e ainda aplicar parte da renda em investimentos geradores de renda alinhados com o perfil e objetivos do casal.

Quando financiar um imóvel?

O financiamento de uma casa ou apartamento na planta reserva condições especais com preços bem abaixo do mercado. No entanto, para isso, é mais vantajoso e inteligente que o casal já disponha de uma boa quantia reservada para dar uma entrada maior, diminuindo as parcelas do financiamento.

Assim, com um desconto maior, o casal pode, inclusive, encontrar opções no mercado com os preços das parcelas abaixo da média do aluguel. Porém, vale lembrar que a opção do financiamento exige do casal maior renda e segurança financeira.

Outro detalhe importante do financiamento na planta é o potencial de valorização do imóvel de até 30%, segundo especialistas, entre a compra e a entrega das chaves.

A decisão de financiar ou alugar um imóvel para casais jovens deve considerar objetivos pessoais, momento de vida e organização financeira. Neste texto, você descobriu qual o momento ideal e como escolher uma das opções. Em resumo, o aluguel pode ser mais interessante para casais sem filhos e com intuito de acumular mais renda. No entanto, o financiamento de um imóvel na planta pode reservar excelentes condições de compra.

Antes de alugar um imóvel, o casal precisa fazer um bom planejamento financeiro. Leia também o nosso blog post “4 dicas financeiras para alugar um imóvel perfeito” e faça a escolha certa com segurança financeira.

Autor

Escrever Comentário