O preço de um imóvel pode variar de acordo com fatores internos e externos que valorizam ou desvalorizam a propriedade. Além disso, há pontos, não tão comuns para quem não está familiarizado com uma análise do mercado imobiliário, que fazem a diferença na hora de precificar do jeito certo, considerando também a percepção de valor do cliente.
Quer descobrir quais são os fatores principais para a precificação correta de um imóvel? Leia este texto!
Qual é a diferença entre preço e valor do imóvel?
Antes de tudo, é preciso diferenciar o conceito de preço e valor. Em geral, o preço de um imóvel é definido conforme a tendência de mercado e momento econômico do país. Por outro lado, o valor está atrelado às características do imóvel em si, como área de lazer, localização, dimensão, aspectos de inovação e sustentabilidade.
Veja alguns pontos que influenciam uma análise completa do mercado imobiliário e aprenda o básico sobre precificação de imóveis:
Dimensões
O tipo é uma das principais métricas para a definição do preço justo. Pois, um dos primeiros aspectos da análise de mercado é a classificação de um imóvel conforme suas dimensões. No entanto, além do tamanho e modulações, a localização, opções de lazer e diferenciais exclusivos podem impactar o preço.
Os exemplos mais comuns, atualmente, são os apartamentos compactos do tipo studio e loft com opções de lazer e administração do condomínio nos moldes do mercado hoteleiro, ideal para quem compra como opção de investimento.
Localização
A localização de um imóvel impacta na praticidade das atividades diárias dos moradores. Por isso, é um fator determinante para a valorização de uma propriedade. Outro detalhe relacionado à localização é a vizinhança. Contar com excelentes serviços essenciais ao redor do empreendimento é importante, principalmente, para o dia a dia da família.
Lazer
Os diferenciais de lazer estão diretamente relacionados a qualidade de vida dos moradores, se tornando um fator determinante em uma análise de mercado completa. Além disso, nos últimos anos, o aumento do home office mudou a rotina dos moradores que começaram a buscar mais alternativas internas de lazer, aumentando a demanda.
Sustentabilidade
Os aspectos de sustentabilidade estão ganhando espaço e força nas áreas compartilhadas dos condomínios verticais e horizontais. Sendo assim, uma das principais vantagens é com os gastos do imóvel em operação. Gerando, assim, menos custo operacional e economia para moradores. Além, é claro, do alinhamento com as práticas socioambientais. Por isso, também é considerado um dos aspectos que influenciam no preço final da propriedade.
Vários fatores podem influenciar o preço final de um imóvel. Como visto no texto de hoje, as dimensões, diferenciais de lazer, localização e aspectos de inovação e sustentabilidade são essenciais para aumentar ou diminuir a percepção de valor de uma propriedade. Porém, uma análise completa exige conhecimento e experiência de mercado do imóvel desejado.
Só na Márcio Rapôso Imóveis, você conta com uma equipe multidisciplinar completa para proteger e agilizar os processos de compra, venda e aluguel de imóvel em Alagoas.
Fale com um consultor de plantão da Márcio pelo WhatsApp e conte com experiência e conhecimento técnico de mercado.