Os objetivos de vida podem indicar o aluguel, em vez de compra de um imóvel, como a solução mais inteligente. Como um primeiro imóvel ou mudança de residência para um lugar maior, a prática ainda é uma das preferidas dos clientes. No entanto, como todo investimento, alugar uma casa ou um apê requer planejamento.

Neste texto, você vai aprender em 4 dicas como se organizar financeiramente para alugar um imóvel perfeito que caiba no orçamento. Confira!

Como alugar um imóvel com segurança financeira?

A decisão de alugar um imóvel, em geral, se dá em um cenário de urgência. A exemplo do primeiro imóvel para casais ou famílias que precisam de mais espaço para os filhos. Porém, a pressa não deve servir de motivo para falta de planejamento. Com as contas na ponta do lápis, você ganha em segurança financeira e evita surpresas.

Veja 4 dicas sobre organização financeira para quem pretende alugar um imóvel.

1. Organize as contas

Para arcar com o valor do aluguel e despesas fixas de um imóvel, como a taxa do condomínio, é importante “organizar a casa” antes. Por isso, é importante quitar as principais dívidas. Ou seja, eliminar aquelas que podem comprometer o seu orçamento mensal, incluindo o pagamento do aluguel em dia.

2. Tenha uma reserva financeira

A reserva financeira é um tópico garantido no quesito cuidar bem do dinheiro e realizar sonhos. Sendo assim, quando o assunto é alugar um imóvel, principalmente para pessoas que estão planejando sair da casa dos parentes para ter um canto só seu pela primeira vez, esse tema ganha ainda mais importância.

Segundo especialistas, é necessário ter ao menos uma reserva de emergência que dê para se manter de 6 a 12 meses sem renda.

3. Conheça as taxas iniciais

Gastos iniciais com a papelada e burocracia podem ser uma surpresa desagradável para o inquilino desatento. Por isso, neste ponto, alugar com uma imobiliária gera mais vantagens em comparação com contratos particulares. O motivo é a flexibilidade e segurança jurídica durante todo o processo, gerando transparência e economia financeira para o morador.

Se mesmo assim decidir por contratar um imóvel direto com o proprietário, informe-se se há e quais são os custos iniciais antes de fechar negócio.

4. Defina um objetivo

Busque um imóvel que seja, de fato, voltado para o seu objetivo de compra. Apartamentos compactos podem servir melhor para recém-casados ou pessoas que moram sozinhas. Porém, casais com filhos e com planejamento de aumentar a família podem optar por alugar um apê maior ao invés da casa em condomínio.

Definir um objetivo antes ajuda na hora de se organizar financeiramente e escolher a opção de melhor custo-benefício. 

Realizar o sonho de alugar um imóvel perfeito está no planejamento de muitas famílias. No entanto, nem todo mundo coloca a organização financeira em primeiro lugar. Como visto no texto de hoje, alguns pontos são essenciais para se mudar com segurança e tranquilidade. 

Por que alugar com uma imobiliária? Conheça 4 vantagens exclusivas.

Autor

Escrever Comentário