A ação de mudar de residência pode estar associada a imprevistos. No entanto, a prática pode ser bem mais simples do que se imagina, desde que a decisão passe pelo bom e tradicional planejamento. No texto de hoje, você confere algumas dicas para organizar a mudança residencial com antecedência e eliminar o estresse com o processo.
Pretende mudar de residência em breve? Aprenda a organizar uma mudança do jeito certo.
Por que planejar uma mudança residencial?
Como em todo processo que envolve decisão coletiva da família, a mudança residencial deve ser planejada. E, entre os motivos da tomada de decisão, estão a chegada de filhos, compra da primeira casa própria, busca por mais segurança, etc. Dessa forma, tornando ainda mais importante se organizar com antecedência. Confira abaixo 5 dicas essenciais:
1. Separe os objetos com antecedência
Depois do planejamento, vem a ação e uma das primeiras em toda mudança é a separação seguida do empacotamento dos objetos. Apesar de simples, a prática precisa de atenção com alguns cuidados. Sendo assim, é necessário, por exemplo, escolher tipos de caixas resistentes para objetos frágeis.
2. Evite levar coisas sem utilidade
Menos é mais até na hora de organizar a mudança. Por isso, uma ótima dica é separar tudo por categoria. Dessa forma, seguindo a dica anterior, é possível empacotar e etiquetar até o que não tem mais utilidade, separando os itens para doação e venda. Lembre-se: quanto menos itens a mudança tiver, menos bagunça haverá para organizar na casa nova.
3. Faça um checklist de mudança
Anotar tudo aquilo que a mente pode esquecer facilita na hora de lembrar de fazer durante o processo de mudança. Listas, por exemplo, tarefas, como contratar uma transportadora, cancelar serviços de água e luz, pagar taxas pendentes de moradia, atualizar dados do novo endereço em bancos, etc.
4. Visite a casa nova
Fazer visitas ao imóvel é importante para planejar, sobretudo, a disposição dos móveis nos novos cômodos. Essa é mais uma das formas de evitar o caos da arrumação na casa nova. Além disso, é nas visitas que o morador pode se antecipar aos problemas estruturais ou pequenas melhorias, realizando pequenas reformas se necessário.
5. Monte uma mochila com itens essenciais
Quanto mais perto chega o dia da mudança, mais difícil é a tarefa de achar itens básicos em meio às caixas lacradas. A exemplo dos produtos de higiene, medicamentos, roupas básicas e calçados. Sendo assim, monte um “kit sobrevivência” para cada membro da família para evitar problemas na etapa final.
Mudança residencial não precisa ser um bicho de sete cabeças. Como visto no texto de hoje, com organização é possível agir com antecedência para mudar de imóvel com segurança e sem estresse. Portanto, as dicas foram desde a elaboração de uma checklist até práticas de separação de itens e detalhes de organização na casa ou apê novo.
Na dúvida entre casa ou apartamento? Clique aqui e leia nosso texto sobre o que considerar antes de escolher um novo imóvel.