O sonho mais comum dos recém-casados é comprar um imóvel novo. Esse desejo está relacionado ao bem-estar do casal e da família. Há muitos pontos positivos em adquirir a casa própria, aliás – como ter um espaço só seu e poder reunir a família e os amigos sempre que desejar. Mas, antes de fechar o negócio, é importante saber como planejar a compra do imóvel.

O pagamento vai comprometer a renda do casal por alguns anos. Esse comprometimento deve ser bem pensado no começo da vida a dois. Por isso, um bom planejamento e um orçamento adequado são fundamentais. 

Quer saber mais a respeito? Então, acompanhe a leitura e entenda como planejar a compra do imóvel!

Organização financeira

Não há como falar sobre o mercado imobiliário sem falar de organização financeira. Isso deve ser feito com antecedência e respeitar exatamente as condições do seu bolso. É preciso escolher um imóvel que seja, ao mesmo tempo, compatível com seus interesses e com suas finanças. 

Um planejamento adequado não é aquele que contempla somente o resultado final da trajetória. Ele deve levar em conta cada etapa do processo de compra. Ter uma boa organização financeira é o primeiro passo para saber como planejar a compra do imóvel.

Orçamento disponível

Entender como planejar a compra do imóvel significa planejar-se financeiramente. Quanto você ganha mensalmente? Desse valor, quanto pode gastar na aquisição do bem? Faça esse cálculo e avalie o que sobra no final do mês para economizar e investir na compra da casa própria

Uma boa dica é estabelecer uma meta de valor para poupar a cada mês. Dessa forma, você terá uma boa quantia para dar de entrada no imóvel. Também vale a pena avaliar os seus gastos para identificar aqueles que são supérfluos e podem ser cortados.

Tamanho ideal do imóvel

Uma questão importante a incluir na sua lista de como planejar a compra do imóvel: o tamanho adequado de uma residência para o casal. Inicialmente, para iniciar a vida sob o mesmo teto, a média gira em torno de 60 a 85 metros quadrados

Porém, é preciso pensar sobre a possibilidade de aumentar a família. Nesse caso, será necessário um imóvel maior. Querem ter filhos daqui a poucos ou muitos anos? Pensem nisso antes de decidir!

Localização do imóvel

Outro ponto importante a ser discutido é a localização do imóvel. A melhor escolha é aquela que seja ideal para ambos

Pense em uma localização considerando o local de trabalho ou de estudo de cada um. Além disso, avalie comércios, academias e outros atrativos que seriam prioridade para ambos. Se precisam de transporte público, verifique também esse detalhe antes da escolha do imóvel. 

Valorização do imóvel

A compra de um imóvel é também um grande investimento. Assim, considere que um dia podem vender o bem e lucrar com o negócio. 

Pesquise se a área do imóvel é valorizada, converse com os vizinhos sobre as mudanças no bairro. Ele possui fácil acesso aos principais serviços (alimentação, saúde, educação e outros) que podem valorizar ainda mais o seu imóvel? 

Imóvel na planta é uma ótima pedida

Para o casal entender como planejar a compra do imóvel, uma boa dica é comprar um apartamento na planta. Com condições facilitadas de pagamento, pode ser uma ótima pedida!

Busque um financiamento 

O perfil do casal de hoje mudou, o que se reflete no tipo de residência mais buscado. O mesmo acontece com o perfil financeiro dos recém-casados. Em vista disso, o mercado imobiliário vem se adaptando ao orçamento dos jovens casais. Isso significa maior flexibilidade no pagamento, tanto no valor quanto no número de parcelas.

Procure, portanto, o tipo de financiamento que melhor se adeque ao seu orçamento. E lembre-se: quanto menor a parcela financiada, menores serão os custos com juros!

Compare as taxas de juros

As taxas de juros podem variar bastante de banco para banco. Por isso, é bom ficar atento: faz muita diferença, por exemplo, pagar uma taxa de 9% para o “banco A” ou de 12% para o “banco B”. Nesse caso, o cliente da instituição “A” pagará 25% a menos que o mutuário que escolher a instituição “B”.

Considere os custos extras ao decidir como planejar a compra do imóvel

Quando a decisão de investir no primeiro imóvel é tomada, há algo que o casal deve considerar: os custos extras. Documentação, reforma, decoração e até mesmo dinheiro para emergências. Tudo deve ser levado em conta.

Esperamos que as nossas dicas sobre como planejar a compra do imóvel sejam úteis para os recém-casados! Que tal conferir nossos lançamentos no site? Há imóveis para todo tipo de planejamento. 

Nossa equipe de profissionais capacitados pode orientar as melhores estratégias para atender aos seus objetivos. Ajudaremos você com a sua escolha! Fale com um de nossos corretores

Para mais conteúdos como este, acesse o blog da Márcio Rapôso Imóveis, a imobiliária líder em Alagoas!

Autor

Escrever Comentário