Assim que o mês de maio passa, começam as comemorações típicas por todo o país. As festas juninas são as preferidas de muita gente, e isso não é à toa. Afinal de contas, são tantas comidas típicas e bebidas gostosas, além das danças e animação, que não tem como resistir. Pensando nisso, você sabe como é a festa junina em Maceió?

A capital alagoana é conhecida por suas praias deslumbrantes e belezas naturais. Mas, não é só isso. Ela também tem a tradição das festas juninas mais famosas do Nordeste. Quer saber como é essa festa? Neste post, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

O que são as festas juninas do Nordeste?

As festas juninas acontecem do Norte ao Sul do país. Cada uma à sua maneira, mas todas com muita alegria. A festança é tão querida que faz parte até mesmo do calendário escolar. Quem nunca dançou quadrilha na escola? Inclusive, as férias do meio do ano no Nordeste e em outras regiões são no mês de junho também por isso.

De acordo com historiadores, a festividade chegou ao Brasil ainda na época colonial com os europeus. Costumes portugueses, espanhóis e franceses se misturaram aos dos africanos e  indígenas e resultaram na festança que conhecemos hoje.

No Nordeste, a tradição é muito forte. Os festejos que homenageiam respectivamente Santo Antônio, São João e São Pedro fazem tanto sucesso que atraem visitantes do mundo todo. Os nordestinos esperam 12 meses só para curti-los. Assim como os brasileiros esperam o ano todo pelo Carnaval, os nordestinos esperam pelo mês de junho.

Anualmente no mês  de junho, as cidades nordestinas se transformam em grandes arraiais. Música boa é o que não falta. Além dos shows de cantores nordestinos famosos, o forró eo sertanejo universitárionão podem faltar. 

Não podemos nos esquecer das comidas típicas à base de milho e amendoim. Canjica,, mungunzá, pamonha, milho assado e pé-de-moleque são alguns exemplos que certamente você vai encontrar em uma festa junina típica.

Ah! Não vamos nos esquecer dos trajes, não é mesmo? Roupas em tecidos florais ou xadrezes com muito colorido. As mulheres levam grandes arranjos de flores, tranças e fitas nos cabelos, enquanto os homens usam chapéus de palha ou de couro

A festa de São João é importante não somente para aproveitar as danças, o forró, os shows e a comida. Ela também movimenta o comércio da região, trazendo renda para diversos trabalhadores:

  • Costureiras e figurinistas.
  • Maquiadores.
  • Dançarinos e músicos.
  • Vendedores.
  • Montadores de estruturas.
  • Funcionários de hotéis.

Essas e outras pessoas dependem da festa para ganhar dinheiro. Portanto, é um evento muito importante para todos.

Como são as festas juninas de Maceió?

A maior festa junina em Maceió (e de Alagoas também) é o São João de Maceió, também conhecido por São João no Jaraguá. Para você ter uma ideia de quão grandioso é o evento, ele dura praticamente o mês inteiro, com atrações em todos os finais de semana espalhados pela cidade.

A festança começa com a saída do Trem do Forró, que vai até o bairro Fernão Velho e resulta em um show espetacular. Durante o trajeto, a festa vai se espalhando e tomando conta da cidade em diversos lugares.

Vários shows acontecem no Arraial Central, localizado no estacionamento de Jaraguá – daí o nome da festa. Há também o Arraial Pé de Serra, na Praça Marcílio Dias, em que bandas regionais tocam forró para agitar os visitantes.

Uma verdadeira Festa de São João deve ter quadrilha, não é mesmo? É por isso que a festa junina em Maceió apresenta o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas. Ele é realizado no Ginásio do SESI ou do SESC, e encanta a todos os presentes. Saiba que é impossível ficar parado ao admirar tanta festança!

Por falar em dançar, os shows que acontecem no São João no Jaraguá são grandiosos. Além dos músicos regionais, há apresentações de grandes artistas do cenário brasileiro. Confira quem já se apresentou na festividade: Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Dorgival Dantas, Batista Lima e Eliane, a rainha do Forró e muito mais.

Viu como a festa junina em Maceió é um evento grandioso e animado? Com muita comida gostosa, shows fantásticos e música boa, é possível passar bons momentos com toda a família.

Em momentos como o que estamos vivendo, com a pandemia, as festas estão mais restritas e limitadas a uma quantidade de pessoas, tudo para a segurança de todos.

Se você ainda não a conhece, não pode deixar de se programar para curtir alguns dias da festança na cidade. Está procurando imóvel em Maceió? Converse com um de nossos corretores! Podemos ajudar você a fazer o melhor negócio!

Autor

Atuando há mais de 30 anos no mercado imobiliário, nós, da Márcio Rapôso Imóveis, somos reconhecidos pela transparência e dedicação na busca do imóvel perfeito. Atentos às exigências do mercado, dedicamos esforços e investimentos no processo de transformação digital da empresa, facilitando processos internos e negociações. Como diretor geral, ratifico nosso compromisso em oferecer excelente serviço de consultoria imobiliária aos clientes.

Escrever Comentário