
Você sabe qual a importância do mercado imobiliário na economia brasileira? Saiba que o mercado imobiliário pode ser tanto um desequilíbrio positivo quanto negativo para a economia.
A aquisição do imóvel próprio é um sonho para grande parte da população brasileira, devido a esse forte objetivo na vida das pessoas, o mercado imobiliário, mesmo com altos e baixos, é um fator forte para economia.
Atualmente, o setor imobiliário está em ascensão, mesmo em uma situação atípica de pandemia. Contudo, mesmo com estimas crescimento contínuo, o mercado é dinâmico e seu cenário pode mudar rapidamente.
Portanto, se você pretende comprar ou investir em um imóvel, é necessário ficar atento na economia atual para conseguir realizar um bom negócio. Para isso, entenda os 4 ciclos econômicos do setor de imóveis e veja qual a importância do mercado imobiliário na economia brasileira.
Ciclos Econômicos Imobiliários
Sobretudo, o ciclo econômico do setor imobiliário é separado em 4 fases, são elas: expansão, excesso de ofertas, recessão e recuperação. Pode-se afirmar que o Brasil está no 4º período, pois se recupera dos anos de crise no setor, 2016 e 2017.
Entenda como é cada fase do ciclo econômico no setor imobiliário:
- Expansão
Nesta fase, os preços dos imóveis tendem a subir, o que gera uma valorização no mercado imobiliário. Inclusive, esta etapa é considerada a melhor para os investidores adquirirem imóveis direto da planta e revendê-los na sequência.
É comum, que durante o período de expansão, a economia se mantenha em alta, com boas perspectivas sobre o Produto Interno Bruto (PIB).
- Excesso de Ofertas
Devido ao crescimento no mercado, é comum surgir um aumento significativo no número de oferta em relação à demanda, sendo um dos primeiros indícios de crise no setor.
Assim, muitos imóveis acabam sobrando a venda no mercado, o que dá ao consumidor mais tempo e opções de escolha na hora de fechar negócio.
- Recessão
Nesta fase ocorre um dos ciclos econômicos no preço de imóveis, o mais temido por parte dos consumidores e empreiteiras.
É neste período que há aumento dos índices de desemprego e altas taxas de inflação, além das restrições dos limites de créditos imobiliários concedido pelo governo para financiar um imóvel.
Devido a isso, é normal percorrer as ruas da cidade e deparar-se com diversos imóveis desocupados, seja pelas condições de financiamento desfavoráveis ou porque um possível comprador não tem dinheiro para arcar com as parcelas.
- Recuperação
Este período representa a atual fase que o Brasil está passando desde 2018. Conforme a economia vai se restabelecendo, a procura por imóveis cresce no país.
Porém, por ser um período pós-crise, é comum as construtoras sentirem receio em investir na construção de novos empreendimentos. Dessa forma, é possível que o mercado se expanda gradativamente, reiniciando o ciclo econômico.
Visto todos esses fatores, entende-se que o melhor ciclo para fechar negócio é o de recuperação de setor. Pois, além de um grande estoque disponível de opções, as condições para financiamento são facilitadas.
Saiba Mais Sobre a Importância do Mercado Imobiliário na Economia Brasileira
Você pode concluir, que o mercado imobiliário é um setor muito importante para a economia do Brasil, pois é uma indústria de extrema importância para alavancar o crescimento de emprego e renda.
Com diversas imobiliárias e registros de imóveis, além de construtoras e empreiteiras espalhadas no Brasil inteiro, muitos empregos são gerados na área, o que contribui para movimentação da economia do país.
Agora você já conhece os ciclos econômicos imobiliários e sabe a importância do mercado imobiliário na economia brasileira, portanto, para realizar uma transação na área, fique atento às novidades que o mercado oferece para você.
Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp. Se preferir venha fazer uma visita em nossa sede.
Endereço: Avenida Silvio Carlos Viana, 2486.
Acesse nosso site para conhecer alguns imóveis para vender e também alugar.